O cantor piraporense Elder Sol, de 37 anos, é um dos classificados para a 18ª edição do concurso Maria Callas, promovido pela Cia da Ópera São Paulo. 
 
“Me inscrevi para participar nessa edição e fui escolhido pelo currículo. Agora, está em votação na página oficial, de acordo com a quantidade de curtidas que tivermos”, conta.
 
Elder sempre gostou muito de música e começou a se interessar ainda mais aos 13 anos de idade, em sua cidade natal. Quando terminou o ensino médio, decidiu que queria ampliar seus conhecimentos musicais. Em 2002, ingressou no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez (Celf).
 
“Foi assim que a música clássica entrou em minha vida. No Conservatório, tive a oportunidade de estudar canto lírico, violão clássico, teclado e piano”, diz.
 
O concurso, que cresce a cada nova edição, revela aos teatros brasileiros e ao público uma nova geração de jovens talentos, que certamente farão a história da ópera deste novo século. 
 
Neste ano, o concurso é realizado pela internet e terá, além da votação do júri, presidido pelo maestro Luiz Fernando Malheiro, um vencedor escolhido pelo público, que poderá votar em seus preferidos pelo Facebook.
 
A ESPERA 
Em tempo de pandemia do coronavírus, enquanto aguarda ansioso o resultado, Elder aproveita para dar aulas de canto, violão e teclado. O cantor também tem se dedicado ao estudo da música, bem como equipamentos e recursos para executá-la, além de acompanhar e participar de lives. Como outros artistas, teve perdas significativas neste período de isolamento, mas tem se reinventado. 
 
“Além de investir em aulas on-line, trabalho como supervisor pedagógico no Estado, no momento em home office, o que tem garantido o meu sustento”.
 
O momento livre também tem sido aproveitado para produzir e investir em si mesmo, pois além de ocupar a mente, será importante para sair da pandemia com saldos positivos. Ouvir muita música tem sido outra forma de preencher o tempo livre. 
 
“Em termos de música, ouço de tudo. Sou muito eclético e, como sou professor, mesmo que eu não queira, preciso ouvir de sertanejo a música clássica, passando por todos os gêneros musicais”, diz.
 
VOTAÇÃO
Para quem não conhece o trabalho do norte-mineiro, Elder pede que entre em suas redes sociais. Ele também solicita aos conterrâneos o apoio para que saia vitorioso do concurso. A votação se encerra hoje. Na sexta-feira, serão anunciados os finalistas na página oficial da Cia Ópera São Paulo no Facebook. A fase final acontecerá de 24 a 26 de junho.
 
“Quero aproveitar a oportunidade e pedir ao povo do Norte de Minas que me procure na página oficial do concurso e curta o meu vídeo, lembrando que cada curtida é um voto que ganho. Estou representando não só a minha história musical, mas todo nosso povo norte-mineiro”, diz Elder.
 
REDES SOCIAIS
https://www.facebook.com/elder.sol
www.youtube.com/eldersol
https://instagram.com/elder_sol
https://www.palcomp3.com.br/eldersol/