Samuel Fagundes
Repórter
Começaram quarta-feira, 1°, as oficinas e palestras da segunda edição do Pequi Rock, festival realizado pelo Coletivo Retomada e pela Produtora Stéreo, que irá reunir na cidade além de bandas locais, bandas de rock de Patos de Minas, Belo Horizonte, São Paulo e do Distrito Federal.
A primeira edição do festival aconteceu em 2006 e segundo seus organizadores só não foi realizado no ano seguinte por falta de incentivo. O Pequi Rock, de acordo com seus idealizadores, surgiu para dar mais espaço ao cenário do rock da cidade que na época tinha poucas alternativas.
- O festival surgiu de uma necessidade da cena, de se ter um evento com várias bandas, que possibilitasse uma integração maior entre as bandas locais e as bandas de outras cidades. Na primeira edição se apresentaram cinco bandas: Ruído Jack, Umeazero, Dia do Volume, K2 e Latuya, e foi realizada de forma totalmente independente, sem nenhum apoio – explica Lorena Bastos coordenadora e idealizadora do Pequi Rock.
O NOME
Segundo Lorena, o nome do festival foi escolhido pela sua importância na região, sendo assim uma maneira das pessoas se identificarem com ele, pois o pequi representa bem a nossa região.
- Decidimos colocar Pequi Rock, pois buscávamos um nome que representasse a nossa região, tivesse a nossa cara. Um nome que fosse nosso e pudesse representar um pouco de nós. E o pequi, surgiu na busca de um nome com que as pessoas se identificassem, devido a sua importância na nossa região – revela Lorena.
Lorena conta que a proposta inicial do festival era mostrar ao público diferentes segmentos do rock, e que na edição de 2008 o festival vai integrar sua programação com palestras, seminários, oficinas e mostras, possibilitando a interação da música com outras artes.
SHOWS
Na sexta-feira, 03, às 15h, acontece o seminário Circuito Fora do Eixo com Talles Lopes e Claudão Pilha. Os shows começam a partir das 20h com a banda Vomer (Montes Claros). Ainda se apresentam na noite a banda Gritare (Montes Claros), Umeazero (Montes Claros), Barabizunga (Patos de Minas) e uma banda surpresa.
No sábado, a partir das 20h, acontecem os shows de Dilei (São Paulo), Feeble (Montes Claros), Carolina diz (Belo Horizonte), Furo (Montes Claros) e Gilbertos Come Bacon (Distrito Federal).
(foto: DIVULGAÇÃO)
Banda Gilbertos Come Bacon de Planaltina DF
EXPECTATIVA
Os organizadores do evento afirmam que a expectativa para o festival é muito boa e ressaltam que esse tipo de evento contribui e muito para o crescimento da cultura na cidade, pois possibilita também uma troca de conhecimentos entre bandas de lugares diferentes.
- A expectativa é muito positiva, acho que o festival tem muito a acrescentar à cultura da cidade, pois se preocupa com a qualificação e a valorização da cultura local e do intercâmbio com outras cenas – afirma Alan Lima idealizador e coordenador do festival.
Para Chico Mineiro, vocalista da Banda Umeazero esse tipo de evento contribui muito para o crescimento da cultura local, pois reúne diversas pessoas com um único interesse que é o de promover a cultura alternativa norte-mineira. Ele conta ainda que a banda está muito empolgada para tocar no Pequi Rock 2008 , e espera que o público compareça em grande número.
- Esse é o tipo de evento que contribui de verdade para a cultura local, uma vez que conta com a participação de artistas e produtores culturais de outras regiões do país, pessoas que têm real interesse em conhecer a cultura alternativa norte-mineira e provocar um intercâmbio cultural e o detalhe peculiar de ser um evento com entrada franca. Nossas expectativas são as melhores possíveis, estamos há algum tempo sem tocar e essa é uma boa oportunidade para fazer um som e rever toda a moçada que acompanha a banda, as bandas amigas e conhecer gente nova também, esperamos que o público esteja empolgado e compareça em peso – afirma o vocalista.
APOIO
O Pequi Rock edição 2008 é realizado com apoio do Sesc, Stúdio Rock, Circuito Fora do Eixo, Goma, Espaço Cubo, Espiralada Arte Contemporânea, Associação do Rock de Montes Claros e Região, Grupo de Ação Ambiental Sertão Calango, Instituto Gerais de Arte independente, Souza de Paula Comunicação Cultural e da Coordenadoria da Juventude.
SERVIÇO
O festival será realizado na Casa da Juventude e tem entrada gratuita. Para mais informações acesse: www.pequirock.blogspot.com.