A Exposição Permanente de Poemas no Painel Juca Silva Neto terá início nesta sexta-feira, 01, na Biblioteca Pública Antônio Teixeira de Carvalho, no Centro Cultural Hermes de Paula. O primeiro expositor será o poeta montes-clarense Renilson Durães, que começou a escrever desde a adolescência, por volta da década de 1970, e acumula cerca de 60 textos.
- Comecei a redigir poesias envolto pelas ideias modernistas, iniciando um movimento na cidade. Daí pra frente nunca paramos, conta Durães, que é um assíduo participante dos movimentos culturais de Montes Claros, entre eles, o Psiu Poético.
Os poemas de Renilson Durães têm uma influência marcante e muito particular da filosofia e cultura orientais inspirados nas ideias dos mestres e grandes pensadores como Osho, Kalil Gilbran e Hermann Hesse. Utilizando-se de elementos ora da natureza, ora da filosofia, religiosidade e psicologia para interpretar os fatos reais, ao tempo que saltam para as reflexões do mundo interior, dos pensamentos e sonhos, numa tentativa de mostrar a força das angústias ou inquietações na vida humana e fazer sobressair o valor dos bons sentimentos.
Renilson, que ainda é professor, destaca que a poesia exerce grande poder entre os seres humanos.
-A poesia revela minhas feridas, minha alma, mas, ao mesmo tempo, é capaz de ajudar a viver melhor, mesmo não tendo a poesia a obrigação de ser útil, afirma o poeta.
Até o dia 15 de fevereiro, o público pode conhecer os trabalhos do expositor.
Os poetas interessados em expor os seus poemas podem procurar o Centro Cultural Hermes de Paula das 8 às 12 horas, de segunda a sexta feira. Mais informações podem ser obtidas pelo (38) 3229-3458.