Michelle Tondineli
Repórter
A banda de pagode Lamarqueira, antiga banda os Tramelas, tem procurado esquentar as tardes montes-clarenses. Formada por oito integrantes, Tiago Leal no cavaco, Bruno Leal no violão, Rafael Barros no pandeiro, Tadeu Lopes na percussão, Daniel Barreto vocal, Lukas Fiore no surdo, Felipe Caliera no rebolo e Carlucio no contrabaixo, a banda Lamarquera surgiu em 2005, idealizada por Rafael Barros e Tiago Leal.
- Inicialmente, o objetivo era fazer uma banda de pagode como forma de reunir os amigos depois do futebol. Porém, com o passar do tempo, outros objetivos foram determinados, como, por exemplo, tocar nas boates de Montes Claros, nos bares, festas de formatura, carnaval e gravar DVD e CD - afirma Tadeu Lopes.
Segundo Felipe Caliera, o estilo musical da banda é, sem dúvida nenhuma, o pagode universitário.
- Para tocá-la, precisamos da percussão de pagode, na qual dá para tocar alguns sertanejos, MPB, reggae e outros - afirma.
Rafael Barros diz que a banda tem realizado shows fixos, atualmente sem o serviço de empresário.
- Já passaram dois empresários na banda, mas nenhum que tenha se fixado por muito tempo. A dificuldade de ser empresário de uma banda de música em Montes Claros é a estrutura que não é adequada. Os empresários particulares não contratam oferecendo um preço digno, é sempre por permuta de couver ou coisa parecida. Portanto, aquela pessoa que quer empresariar não se sente estimulado para o mesmo - diz.
Ele ainda afirma que os ensaios acontecem apenas uma vez no mês, por falta de tempo dos integrantes.
- Nos ensaios realizamos algumas composições próprias e já gravamos um CD. Acredito que está muito longe de um profissional viver só de música aqui na cidade, por vários fatores. Além da falta de estrutura e falta de incentivo, a valorização aos músicos é baixa. Muitos preferem investir em bandas de fora da cidade - afirma.
Rafael diz que a banda já teve problema com o pagamento do couver.
- A casa quando não recebe do cliente não nos repassa o dinheiro, aí ficávamos prejudicados. Esperamos neste ano de 2010 realizar a gravação de um videoclip ou outro DVD, além de compor algumas músicas - finaliza.
Outras informações sobre a banda e os DVDs podem ser obtidas pelo e-mail rafalamarqueira@hotmail.com.
