Michelle Tondineli
Repórter
A Páscoa, celebração da morte e ressurreição de Cristo, é um momento especial para que os cristãos reflitam sobre o significado da vida e do sacrifício daquele que fundou uma das maiores religiões do mundo. Mas, o que tem isto a ver com o hábito de se presentear as pessoas com ovos de chocolate?
Em várias antigas culturas espalhadas no Mediterrâneo, no Leste Europeu e no Oriente, o uso do ovo como presente era algo bastante comum. Vários desses ovos eram pintados com gravuras que tentavam representar um tipo de planta ou elemento natural. Em outras situações, o enfeite desse ovo festivo era feito através do cozimento deste junto a alguma erva ou raiz impregnada de corante natural.
Norma passa madrugadas confeccionando ovos de páscoa.
Áurea Norma Soares faz ovos de páscoa há 17 anos.
- Como toda pessoa quer fazer um outro trabalho, eu experimentei uma outra coisa que gostasse. Trabalho com qualidade e tudo funciona bem. Eu ainda faço pelos clientes. Eles já acostumaram e quando vai chegando próximo à páscoa eles fazem os pedidos - afirma.
Norma diz que é preciso pincel, chocolate em barra, formas, alumínio e fitilhos, materiais encontrados somente em bombonieres.
- O chocolate tem que ser em barra, não pode ser pronto, porque o gosto não fica o mesmo. É necessário picar o chocolate, esquentá-lo por quatro minutos e meio e, logo após, tem que colocar numa vasilha com água bastante gelada para o choque térmico. Depois você passa nas formas com o pincel para dar a modelada - diz.
Norma diz que há ovos para todos os gostos. Podem ser recheados ou não, dependendo do gosto do cliente.
- Tem gente que encomenda o ovo recheado ou oco para colocar bombom, metade branco e metade preto, só branco, só preto. Antes eu trabalhava com vários tamanhos, hoje vendo ovos de 50g a 1 kg. A variedade de preço não é alta, levamos em consideração o tamanho. Fica mais barato que já comprar um chocolate industrializado e o ovo caseiro costuma ser mais gostoso que o industrializado - afirma.
Segundo Norma, é preciso bastante atenção à temperatura do chocolate.
- Eu levanto às 3h da manhã e trabalho até umas 10h da manhã. Mesmo com congelador e geladeira, o chocolate não fica bom. Temos que fazer tudo combinar. Fazer os ovos demanda tempo e preocupação. Eu peso todos os ovos na balança e quero fazer tudo com perfeição - diz.
Além dos ovos, nesta época do ano Norma também trabalhar com trufas, por encomenda ou pronta entrega.
- O pessoal deixa para comprar tudo em cima da hora. Eu já pensei em não fazer mais os ovos, mas as coisas de casa você compra com o pouco que você tira. O meu carro, por exemplo, eu dei entrada com o dinheiro de chocolate. Vale a pena - finaliza.
Outras informações (38) 3224-4772.