Oui, nós temos pequi!

Jornal O Norte
15/09/2007 às 12:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:16

Em sua décima edição, o Showçaite será realizado em Montes Claros, promovido pela jornalista Felicidade Tupinambá. A estréia está marcada para o dia 06 de outubro, no ginásio da Praça de Esportes. Com o tema Oui, Nós Temos Pequi, o espetáculo, tem texto do jornalista Jorge Silveira, direção geral de Ruy Tupinambá, direção técnica de Paulo di Tarso e coreografias de Eliana Delfino e Jaqueline Pereira. O roteiro conta a história de Montes Claros.

O ponto alto do showçaite é mesmo seu elenco. Todo ele formado por pessoas conhecidas e que, por um dia, transformam-se em artistas, sempre em favor de uma boa causa.

- O Ginásio da Praça de esportes justifica-se por ter sido um lugar de importância para a nossa sociedade em determinado tempo da nossa história. Se vamos voltar no tempo, porque não no espaço – argumenta Felicidade.


 


ESPETÁCULOS ANTERIORES

O primeiro a realizar o Showçaite em Montes Claros foi o colunista Theodomiro Paulino, com um grupo de senhoras da sociedade, com destaque para Inilta Antunes. Em Belo Horizonte foi encenado por mais de 30 anos, pelo saudoso colunista Eduardo Cury.

Felicidade Tupinambá retomou a idéia, em 1993, quando realizou uma revista no Automóvel Clube de Montes Claros e, daí, não parou mais. Em 1994, realizou um espetáculo em homenagem ao Cinema, que estava completando 100 anos. Com mais organização, o show passou pelos principais clássicos da sétima arte e teve roteiro do jornalista Jorge Silveira e direção de Ruy Tupinambá.

Em 1995, foi a vez de se debruçar sobre a história de Montes Claros e apresentar o espetáculo Oui, Nós Temos Pequi. Em 1996, foi dada uma volta ao mundo em companhia de Mané 400, com texto de Jorge Silveira, direção de Ruy Tupinambá e coreografia de Eliana Delfino. Em 1997, a lembrança dos anos 60 mereceu um revival. Já em 1998 foi feito um especial para o público da Conferência do Rotary – Conferencia dos Sonhos, atendendo ao pedido do governador do Distrito 4760, Marcos Teixeira. - Fizemos uma incursão pelos programas mais badalados da televisão brasileira - lembra Felicidade.

Em 1999, o espetáculo Cinco em Um foi o primeiro espetáculo dirigido por Paulo di Tarso, que fez uma releitura sobre os cinco espetáculos já realizados.

- Foi um jeito criativo de matar a saudade e reencontrarmos muitos amigos, além de aproveitamos para lançar um CD em homenagem a cantores consagrados nos shows anteriores - conta Felicidade.

Em 2000, o Brasil completou 500 anos e merecia um espetáculo em sua homenagem. Em 2003, a inspiração foi o Circo.  Um texto em versos marcou mais uma vez o talento do jornalista Jorge Silveira. E, agora, em comemoração ao sesquicentenário de Montes Claros, o show realizado em 1995 será relembrado.

- Será nossa homenagem ao sesquicentenário de Montes Claros - enfatiza a promotora do evento.

SHOW BENEFICENTE

De natureza beneficente, o showçaite ajudou ao Rotary Club de Montes Claros Leste, seu principal parceiro, a construir o Pavilhão Nossa Senhora da Rosa Mística, uma sala de fisioterapia, e uma lavanderia industrial com processo de lavagem de roupa automatizado.

Este ano, a produção do show disponibilizará 1000 ingressos nas arquibancadas do ginásio para 05 instituições: Casa Santa Bernadete (200); Casa da Imprensa ( 100); Rotary (100); Anjos do Futuro(100); Grappa (100); Abrigo Joana Campos (100); Guarda Mirim (100); Fundação Sara (100); cortesias e elenco (100). As mesas colocadas na quadra do ginásio serão colocadas à venda para custear as despesas de realização do show. 

O showçaite 2007 recebe apoio cultural da prefeitura de Montes Claros,  através da secretaria de Cultural e da Praça de Esportes – MTCT. Entre seus patrocinadores destacam-se também empresas da cidade que valorizam as manifestações culturais.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por