Adriana Queiroz
Repórter
O músico, cantor e compositor montes-clarense Loi Damasceno não dispensa um bom filme, livros e música brasileira. O artista iniciou seus estudos musicais aos 17 anos, se dedicando especialmente ao violão. Participou de muitos festivais de músicas, ganhando prêmios em muitos deles.
- Comecei a tocar e cantar com minha irmã Mag-Vone. Foi através dela que me interessei pela música. Também gravei alguns CDs, de forma restrita, sem instrumental adequado - conta
Atualmente o músico se apresenta na noite montes-clarense com um trabalho autoral, além de interpretar grandes compositores da MPB como Chico Buarque, Caetano Veloso e Luiz Melodia. Para o artista, a música que não pode faltar em seu repertório é Um século depois, composta por ele, depois que leu o Retrato de Dorian Gray romance de Oscar Wilde, e mais especificamente a biografia desse grande escritor irlandês do século XIX.
- Para mim, Oscar Wilde é um autor surpreendente, principalmente para a época, fugindo das normas literárias. Para ele, tudo era possível - diz Loi.
Quem já assistiu a um show de Loi também se deleita quando ele interpreta Ne me quitte pás, composta, escrita e cantada por Jacques Brel e La vie em rose (A vida em cor-de- rosa), uma canção francesa, que se tornou conhecida mundialmente na voz de Edith Piaf, considerada por muitos a maior cantora francesa de todos os tempos. E o que dizer então quando o músico interpreta Vitrines, de Chico Buarque?
Para março deste ano, Loi se juntou à compositora Marília Sarmento e juntos estão preparando o CD intitulado Olhares.
- A gente se conheceu em agosto do ano passado e nosso trabalho de parceria e composições foi fluindo naturalmente. Estamos agilizando e as músicas estão no estúdio. Algumas canções foram criadas assim que ela me passou as letras e aí eu as musiquei. Outras vezes ela me passou a melodia e eu coloquei a letra. O CD ficará pronto em março deste ano. Tem jazz, blues, baladas, funk e tango. Participam conosco deste projeto os músicos Ronaldo Ranieri, no baixo, Jobert Narciso, no violão e guitarra, Sholmes Souto, na gaita e guitarra, e Vitor Coutinho, nos teclados. Eu e a Marília Sarmento participamos com as vozes.
Olhares é título de uma das faixas do CD. E ao todo são 10 músicas no que em breve estará nas principais lojas da cidade.
Para os leitores, especialmente aqueles que estudam música ou tocam um instrumento, ele diz:
- Procure a sua originalidade, não tente copiar ninguém, mesmo que esse alguém seja seu verdadeiro ídolo - aconselha.
