Alberto de Castro Guedes, artisticamente conhecido como Beto Guedes, é um dos ilustres filhos de Montes Claros (LÍVIA BASTOS/Facebook/DIVULGAÇÃO)
Montes Claros está em clima de festa. As tradicionais Festas de Agosto enchem a cidade de cores e ritmos, acompanhadas pelo 44º Festival Folclórico. Entre as novidades, destaca-se o “Minas em Sinfonia — Tributo a Beto Guedes”, idealizado pela maestrina Maria Lúcia Avelar. Regente da Orquestra Sinfônica de Montes Claros e professora de piano no Celf, Maria Lúcia realiza um sonho antigo com esse evento, que será gratuito e acontecerá no domingo (18), na Praça da Matriz.
“É um sonho de antigo tocar as músicas de Beto Guedes com a interpretação dos músicos da Orquestra Sinfônica de Montes Claros. Primeiro, porque, além de sua relevância a partir do Clube da Esquina, Beto é prata da casa e suas composições são diferenciadas, letra e música. É um desafio gratificante realizar esta homenagem a um compositor de sua grandeza, principalmente porque é um tributo em vida, isto me traz mais responsabilidade e motivação”, disse Maria Lúcia Avelar.
No palco, além da Orquestra Sinfônica, dos filhos de Beto Guedes: Ian, Gabriel e Julia, foram convidados cantores. E os instrumentistas como André Wanzeler, Carol Boaventura e Leila Britto, o guitarrista, Tomas Fernandes, dois integrantes da Banda de Música do Batalhão, os sargentos Wesley Sander (trompa) e Waldir Francisco Rocha Júnior (teclado) e o sargento Ananias Silva Neto (clarinete).
“Me toca muito também a oportunidade de dividir o palco nesse momento de homenagem com a família dele. Lembro-me de ser jovem, estar na praça da Matriz, e ver a Orquestra pela primeira vez. Desde então, eu sonhei com o dia em que estaria naquele palco, vivendo essa experiência”, comenta a cantora Carol Boaventura.
REPERTÓRIO
No repertório, as mais conhecidas canções tiveram a coautoria de Beto Guedes, além de duas músicas de seu pai Godofredo Guedes, seu grande motivador.
O cantor, compositor e percussionista da Orquestra Sinfônica André Wanzeler está na orquestra há mais de 20 anos. “Fui chamado pela maestrina para além de tocar a bateria, solar uma música nesse concerto, que é muito bonita, ‘Nascente’, de Flávio Venturini e Murilo Antunes, que Beto Guedes gravou e marcou a presença dele no 1º Disco Clube da Esquina”.
Quem também participa do Tributo é a cantora Leila Britto que interpretará “Contos da lua vaga”, de Beto Guedes e Márcio Borges e duas do Godofredo Guedes: “Cantar” e “Casinha de palha”.
“Estou muito empolgada para minha participação no Tributo a Beto Guedes com a Orquestra Sinfônica de Montes Claros durante as festas de agosto! É uma honra interpretar suas músicas e celebrar sua obra com a orquestra e ao lado de tantos talentos. E muito especial também é saber que familiares do cantor estarão presentes, compartilhando essa emoção conosco. A energia do público e a conexão com a história da música brasileira prometem momentos inesquecíveis. Mal posso esperar para viver essa experiência única e homenagear um artista que tanto admiro”, disse Leila.