Logotipo O Norte
Quarta-Feira,12 de Novembro

Orquestra Filarmônica retorna a Montes Claros - Bocaiúva, Janaúba e Pirapora também recebem grupos de Câmara da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Jornal O Norte
Publicado em 18/05/2011 às 11:06.Atualizado em 15/11/2021 às 17:27.

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, dando continuidade às turnês pelo interior do Estado, chega a Montes Claros no dia 28, às 20h30, na Praça dos Esportes, com uma apresentação gratuita.  Sob a batuta do maestro Marcos Arakaki, regente assistente da Orquestra, os músicos apresentam um repertório intenso e variado, marcado por obras-primas de grande reconhecimento público e outras peças menos conhecidas, mas também de beleza ímpar.



No espetáculo ao ar livre, a Filarmônica interpretará as obras Jobimniana, do brasileiro Cyro Pereira; Pizzicato Polka, de J. Strauss; Fosca: Abertura, de Carlos Gomes; Cavalleria Rusticana: Intermezzo, de Pietro Mascagni; Dança Eslava nº7, de Antonín Dvorák; Dança Húngara nº 5, de Johannes Brahms; Príncipe Igor: Danças Polovitsianas, de Alexander Borodin; e O Danúbio Azul, também de J. Strauss.



Nesta turnê, o público terá a oportunidade de assistir aos concertos da Orquestra que, conduzida pelo seu diretor artístico e regente Fabio Mechetti e composta por 85 músicos de várias partes do Brasil e do mundo, vem alcançando um amplo reconhecimento por parte do público e da crítica especializada. Esta é a segunda vez que a Filarmônica de Minas se apresenta em Montes Claros, onde esteve em seu primeiro ano de atividades, 2008.



Antes do concerto de Montes Claros, nos dias 26 e 27 de maio, os Grupos de Câmara da Filarmônica de Minas passam pelas cidades de Bocaiúva, Janaúba e Pirapora. Nestes concertos, o público terá a oportunidade de ouvir repertórios especiais e abrangentes, executado pelos principais músicos de cada naipe da Orquestra Filarmônica. Em Bocaiúva, no dia 26, é o Quarteto de Cordas que faz uma apresentação no Centro Cultural Henfil. Em Janaúba, no dia 27, no Centro Cultural Marly Sarney, o Quinteto de Metais que se apresenta. Também no dia 27, em Pirapora, o Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira recebe o Quinteto de Sopros da Filarmônica. Todas as apresentações acontecem às 20h30, com entrada franca, e ingressos serão distribuídos meia hora antes do início da apresentação.






Marcos Arakaki, regente assistente



Regente assistente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Marcos Arakaki venceu o I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes (2001) e o I Prêmio Camargo Guarnieri (2009). Já esteve à frente de importantes orquestras no Brasil e no exterior, dentre elas as sinfônicas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte e Paraíba; Petrobras Sinfônica; sinfônicas de Campinas, Recife, da USP e da Unicamp; Orquestra de Câmara da Osesp, Experimental de Repertório; filarmônicas de Minas Gerais, Boshulav Martinu na República Tcheca, Kharkov na Ucrânia, de Buenos Aires, da Universidade Nacional do México e também a orquestra da American Academy of Conducting, em Aspen.






A Orquestra



Excelência artística e vigorosa programação. Amplo reconhecimento por parte do público e da crítica especializada. 85 músicos de várias partes do Brasil e do mundo. Esse é o perfil da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que, desde a sua criação, em fevereiro de 2008, já foi aplaudida por mais de 230 mil pessoas. Em 2010, foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Artes como o melhor grupo musical erudito do ano.



Sob liderança do maestro Fabio Mechetti, regente de sólida e respeitada carreira nacional e internacional e vencedor do Prêmio Carlos Gomes 2009 como Melhor Regente Brasileiro, a Orquestra apresenta ao público as obras essenciais do repertório sinfônico, além de produções contemporâneas, com solistas de destaque no Brasil e no mundo. Nelson Freire, Arnaldo Cohen, Corey Cerovsek, Sonia Rubinsky, José Feghali, Shlomo Mintz, Cristina Ortiz, Antonio Meneses, Eliane Coelho, Marcelo Bratke, Augustin Hadelich, Yang Liu e Yoav Talmi são alguns dos nomes que já dividiram os palcos com a Filarmônica de Minas Gerais.


 

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por