Desde fevereiro de 2008, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais vem cumprindo a sua missão de oferecer ao público um trabalho de excelência artística. Ao longo de seus primeiros anos de vida, conquistou o público mineiro, instigou aqueles que a ouviram em outros palcos e confirmou sua vocação de grande orquestra, apta a escrever um novo capítulo na história da música sinfônica mineira e brasileira.
Compõem a filarmônica instrumentistas mineiros e de vários lugares do Brasil e do mundo. O talento e a dedicação desses artistas se harmonizam com um repertório ousado, abrangente e diversificado, oferecendo aos ouvintes uma experiência musical única.
Depois de trazer a Belo Horizonte, na temporada passada, solistas como Arnaldo Cohen, Antonio Meneses, Cristina Ortiz, Eliane Coelho, Shlomo Mintz e tantos outros, a Filarmônica de Minas continua tendo em sua programação solistas convidados de grande envergadura nas esferas nacional e internacional. A temporada 2010 conta com apresentações de artistas como Nelson Freire, Ricardo Castro, Augustin Hadelich, Alban Gerhardt, além do retorno de Antonio Meneses, José Feghali, entre outros, e a regência de Yoav Talmi, Rodolfo Fischer, Roberto Minczuk e Roberto Tibiriçá.
