O ministro da cultura Juca Ferreira revelou na tarde de hoje, 1º de dezembro, os nomes dos 40 agraciados que receberão nesta quinta-feira a insígnia da 16ª OMC – Ordem do mérito cultural. O centenário Theatro Municipal do Rio de Janeiro será palco para a cerimônia de entrega. A OMC é o maior reconhecimento do governo federal a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da identidade cultural brasileira. Estarão presentes, entre outras autoridades, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da cultura, Juca Ferreira, o governador do estado, Sérgio Cabral Filho, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
- Para receber a Ordem do mérito cultural, foram escolhidas pessoas que exprimem a nossa tradição, a nossa vanguarda, as diferentes correntes de criação cultural e artística do nosso povo - conta Juca Ferreira.
- Muitos dos agraciados não se conhecem entre si e isto é mais uma mostra de que o Brasil é múltiplo, plural, e cabe aos brasileiros revelar uns aos outros o país que estão criando em conjunto - comemora o ministro.
MINEIROS AGRACIADOS
Entre os 40 nomes que receberão a insígnia da 16ª Ordem do mérito cultural estão os grupos mineiros:
- Coral das Lavadeiras, que foi criado em Almenara, Norte de Minas Gerais, a partir de uma lavanderia comunitária e do trabalho de pesquisa do cantor e compositor Carlos Farias. Já apresentou seu repertório de sambas, batuques, modinhas, cantigas de roda e toadas de influência africana, indígena e portuguesa no Brasil, Portugal e Espanha.
- Companhia de Danças Folclóricas Aruanda, fundada em 1960, em Belo Horizonte, pelo professor Paulo César Valle, tornou-se referência mundial em manifestações populares com seu trabalho de pesquisa e divulgação de danças, músicas e folguedos populares brasileiras em suas diversas formas de manifestação, com aproveitamento dos elementos e fatos folclóricos.
AGRACIADO IN MEMORIAM
O mineiro Carlos Drummond de Andrade foi um dos poetas mais expressivos da língua portuguesa. Pertenceu à segunda geração do modernismo brasileiro, que subverteu os rigores formais da escrita. Sua obra inclui três dezenas de livros de poesia e quase 20 de prosa.
A lista completa dos homenageados está disponível no site do ministério da cultura (www.cultura.gov.br).
15 ANOS DA ORDEM DO MÉRITO CULTURAL
A OMC é uma homenagem que o governo federal concede desde 1995, em reconhecimento à contribuição de pessoas, grupos artísticos, instituições, iniciativas ou movimentos culturais à cultura brasileira. Já foram concedidas cerca de 400 condecorações.
No último ano, o mérito teve como temática o cinqüentenário da Morte de Heitor Villa-Lobos, e 40 personalidades (oito in memoriam) receberam a homenagem. Destaque para ícones da música brasileira, como Carmem Miranda, Ataulfo Alves e Raul Seixas. A edição da Ordem do Mérito em 2008 deu destaque ao centenário da morte de Machado de Assis.
Oscar Niemeyer, cuja obra é marco da arquitetura modernista, mereceu homenagem especial em 2007, quando completou 100 anos. (Com informações do ministério da cultura)