Samuel Fagundes
Repórter
A renomada ópera Carmem do compositor francês Georges Bizet será apresentada em Montes Claros de 05 a 09 de agosto, no Centro Cultural Hermes de Paula. A apresentação é uma realização da Fundação Cultural Marina Lorenzo Fernandes com patrocínio da Cemig pela lei de incentivo a cultura.
Os cenários são do artista plástico Biolla, figurinos de Nádia Lopes, direção geral de Francisco Mayrink. A direção musical e cênica do espetáculo será da professora, maestrina e cantora lírica, Maristela Cardoso. Ela conta que o movimento de ópera na cidade apesar de não ser muito difundido já existe a 20 anos e que vários espetáculos já foram montados.
- Nos não temos um grande público, mas temos um público fiel - afirma Maristela.
Ela fala sobre as dificuldades em se atrair grandes públicos para ópera na cidade, mas afirma que aos poucos isso vem mudando devido aos trabalhos de difusão do canto lírico que vem sendo realizados nos bairros com apresentações nas igrejas após as missas.
- A opera em si ela é muito complicada por que ela é muito grande, sempre em outras línguas, mudanças de ato, o que gera a dificuldade de compreensão da historia - revela a professora.
ESPETÁCULO
A ópera Carmem é conhecida e apreciada em todo o mundo, com isso a expectativa dos organizadores é de que haja uma grande presença do público jovem. O espetáculo tem a participação de crianças cantando, o que pode vir a ser um incentivo para que outras crianças se interessem pela ópera.
APRESENTAÇÃO
Na terça feira, 05, haverá um ensaio aberto ao público. Na quarta - feira apresentação fechada aos patrocinadores e para a imprensa. O espetáculo estréia oficialmente na quinta feira dia 07 às 20h30 e vai até o sábado. Os ingressos podem ser adquiridos no Centro Cultural.
AUTOR
Georges Alexandre César Léopold Bizet foi um compositor da época do romantismo, nasceu em Paris no dia 25 de outubro de 1838. Além de compositor, Bizet também foi um grande pianista. O francês era obcecado pela perfeição e devido a isso grande parte dos seus trabalhos ficaram inacabados.
A estréia mundial da ópera Carmen, foi em 1875 em Paris. É a mais popular e mais representada em todo o mundo. Seu autor recebeu duras criticas sobre sua obra e morreu pensando que Carmen, ao contrario do que sabemos hoje, se tratava de um grande fracasso.