O restaurante Quintal recebe no próximo dia 24, sábado, o cantor e compositor montes-clarense Olavo Ponciano. No repertório, MPB, samba, bossa nova, boleros, samba-canção e pop rock.
O músico vai brindar o público, num show romântico, e escolheu pérolas como Onde Deus possa me ouvir, de Wander Lee, Brincar de Viver, de Guilherme Arantes, Só Hoje, de Jota Quest e Nossa Canção de Roberto e Erasmo Carlos. Acompanha o músico, o violonista Renan Antunes, filho da também cantora Bete Antunes.
Olavo nasceu em Montes Claros, é filho de Berenice Martins e Alvimar Ponciano Ribeiro. Quando criança era com sua mãe, a professora e cabeleireira Berenice que ia comprar discos de vinil.
- Geralmente eram discos infantis, como por exemplo, o do Sitio do Pica-pau Amarelo, A turma do Balão Mágico, Plut Plat Zum. A minha mãe, aproveitava para adquirir, MPB, especialmente os discos da Elis Regina.
Cresci ouvindo essa turma. Minha mãe também gostava de Nelson Gonçalves, Ângela Maria. A música Como nossos pais, de Belchior, na voz de Elis Regina marcou profundamente em minha vida, pelo fato de sermos comportamentalmente cópias de nossos pais. A gente carrega muitas tradições. Quando me vi, estava formando em História, e, percebi que isso era influência de alguns fatores que cercam a vida de meus pais. Por exemplo, de eles serem militantes políticos e de gostar de colecionar coisas antigas, conta.
Olavo é formado em História, professor da Unimontes, onde trabalha com cursos de educação à distância. Atuou no curso de pós-graduação em Educação no campo e trabalha com curso de capacitação para professores de comunidades quilombolas.
- Me especializei em educação à distância e devido a essa especialização trabalho em áreas diversas. Hoje, por exemplo, ministro no curso de Administração Pública. Comecei há três anos no curso de gênero e diversidade na escola, onde a gente capacitava professores da rede pública para saber lidar com questões que envolvam sexualidade e racismo na sala de aula. Para mim foi proveitoso aplicar a capacitação porque percebi que os professores da rede pública muitas vezes, estão despreparados para lidar com questões como preconceito de gênero, homofobia e racismo em sala de aula - diz.
Certa vez, o professor Olavo, em de seus estágios observou quando um dos alunos agrediu o outro devido à orientação sexual.
- A professora ao invés de conscientizar o aluno de que a escola é um lugar de respeito e também um espaço democrático, preferiu virar-se para o quadro, sem tratar do assunto - diz.
Para o professor, a omissão da professora só faz aumentar atitudes preconceituosas dentro da sala de aula e de um aluno para com o outro. E às vezes até do próprio professor para com o aluno. Mas observa que os professores que fizeram o curso melhoraram sua conduta em sala de aula.
Atualmente Olavo tem se dedicado no curso de administração pública na Unimontes, de modalidade à distância, e nas horas vagas, gosta de reunir amigos para bater papo, viajar e ler. Atualmente, está lendo o romance Histórias Inéditas do Brasil, que trata da visão espiritual do Brasil, como se deu a formação cultural das religiões brasileiras.
Olavo é um apaixonado pela arte, fez canto lírico, piano, flauta e bateria no Celf- Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez. Fala com carinho das professoras Cristina Rocha, Clarice Sarmento, Maristela Cardoso.
- Para mim, essas mulheres constroem a cultura musical montes-clarense. Foram e são grandes incentivadoras da música de qualidade em nossa cidade e região.
Olavo já participou do Coral Lorenzo Fernândez, do coral Junia Neiva de Melo Franco e Ceci Tupinambá e atualmente é integrante do coral Denise Vilela da AAB.
- Montes Claros tem de tudo um pouco. A música regional que aprecio muito como os grupos Agreste e Raízes, alguns cantores como Aline Mendonça, Pedro Boi, Maia & Boa Vista, Loi Damasceno e não posso deixar de citar Bete Antunes. Para mim, ela é a maior expressão da MPB em Montes Claros.
O show de Olavo Ponciano acontece no restaurante Quintal, na Avenida Coronel Prates, a partir das 21h. Informações pelo telefone (38) 9143-0502.