Michelle Tondineli
Repórter
A partir de segunda-feira, 08, até o dia 15 de março, acontece a semana de cultura Igor Xavier em vários pontos da cidade. O evento, realizado há sete anos na cidade, contará com a apresentação de grandes artistas, cinema e palestras.
De acordo com Aroldo Pereira, a semana de cultura Igor Xavier surgiu a partir da necessidade de lembrar de Igor como grande bailarino e ator.
- Ele sempre foi presente na sociedade cultural, aqui na cidade, no estado e no país. Ele participou de Hilda Furacão, participava do Psiu Poético e de outras atividades que nos marcavam - afirma.
Aroldo diz que esteve com Igor poucas horas antes do assassinato e ele o havia convidado para ir a um bar da cidade.
- Perdemos o Igor, na madrugada de 1º de março, que de forma inesperada e violenta foi assassinado por tiros de duas armas usadas por Ricardo e Diego Athayde, respectivamente pai e filho. Desde então, os pais do bailarino, Mazinho e Marlene Xavier, e familiares, amigos e a classe cultural montes-clarense vêm lutando ininterruptamente para que a justiça prevaleça e seja feita - diz.
A poeta afirma que o espaço vazio deixado por Igor não pode ser preenchido, mas pode ser demonstrado, com a semana cultural, em forma de busca pela justiça.
- Um ano após, começamos a realizar as lutas culturais em torno da história dele, com eventos e trabalhos. Oficialmente, a semana aconteceu desde o segundo ano, mas só a partir do terceiro ano é que levou o nome de semana Igor Xavier. E todos, muito motivados, além de participar de passeatas e manifestações, pensamos no evento cultural, com palestras e apresentações. Desde o primeiro momento estamos integrados neste trabalho, inclusive a família de Igor. Partindo da justiça e da memória cultural - afirma.
De acordo com Aroldo, a semana cultural se desenvolveu bastante e muitos abraçaram a causa de Igor.
- Teremos várias oficinas de arte e cinema para discutir a sexualidade, debates e espetáculos. O projeto foi aprovado na lei de incentivo pelo BNB. E estamos fazendo da forma que sempre fizemos. Em setembro fazemos o tributo a Igor Xavier, e a pretensão é de fazer similar em Brasília DF. Queremos cobrar a aceleração do processo - afirma.
Para Marlene Xavier, mãe de Igor, a questão da justiça não aparenta ter resultados positivos com a semana cultural.
- O que a semana nos traz é a alegria de reunir a classe cultural da cidade e Brasil a fora, em nome de Igor. Em cada ano levantamos a questão da justiça, é bom para lembrarmos do que aconteceu e não ficar escondido. Não queremos que isso fique perdido. Quando acontecer um julgamento todos devem se lembrar do que aconteceu, por que e quem foi o autor – diz.
Marlene afirma ainda que a lembrança do ser humano Igor, não só como filho, mas como um amigo querido e um anjo protetor é o sempre o que mais recorda.
- A cada ano, a semana cresce. Antes tínhamos dificuldade em convidar as pessoas para a causa, e hoje é diferente, as pessoas se inscrevem, são tantos que nem sempre tem espaço - afirma.
Para realizar trabalhos socioculturais na cidade, em 2007 foi fundada a ACIV - Associação sócio-cultural Igor Vive.
- A ACIV tem o objetivo de ministrar arte para crianças e jovens e geração de renda para famílias em risco social. Sempre que abrimos espaço nas oficinas, lançamos um edital, com divulgação de cartazes. Vale lembrar que os oficineiros são voluntários, a associação não recebe recurso nenhum. Já trabalhamos com os Cras, e em 2010, queremos reiniciar as atividades. Para as crianças é a partir dos 08 anos - finaliza.
