Oficinas de música ao alcance de todos: até sábado, artistas de Montes Claros vivem um período de qualificação e reciclagem, com a realização de uma série de oficinas pelo projeto Conexão Musical

Jornal O Norte
20/09/2007 às 11:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:17

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

Nesta quita-feira, 20 de setembro, começa, em Montes Claros, mais uma série de oficinas pelo projeto Conexão Telemig Celular.

Anthonio retorna a Montes Claros para ministrar a oficina Música de corpo e alma. Na foto, a apresentação do cantor nas Festas de Agosto de 2006

Pela manhã, a banda Catoventoré, de Belo Horizonte, inicia as atividades da oficina de Percussão e Pífanos, que tem como tema a música de raiz, ou tradicional, particularmente a associada às bandas de pífano brasileiras, abordando seus múltiplos aspectos, como prática instrumental, dança, confecção dos instrumentos e compreensão histórica. Com 26 vagas e carga horária de 15 horas/aula, a oficina acontece nos dias 20, 21 e 22 de setembro, 8h às 13h.

Mineiro de Divinópolis, o cantor Anthonio retorna a Montes Claros para ministrar a oficina Música de corpo e alma, exercitando a expressão da voz e do corpo, promovendo sua integração, equilíbrio e harmonia. Com formação em psicologia, musicoterapia, percussão, violão, dança e consciência corporal, além da experiência como professor de técnica vocal, pintor, ator e diretor, Anthonio compartilhou suas experiências com o público de Montes Claros no ano passado, durante as Festas de Agosto; pelo projeto Quatro Cantos, também, pelo Conexão, com a oficina Música de corpo e alma e show como artista patrocinado. Nesse ano o músico retorna com a oficina, que acontece nesta quinta e sexta-feira, de 10h às 13h.

Também estréia hoje a oficina Um caminho para a voz, com cantora Patrícia Ahmaral. Na oficina, Patrícia propõe a busca por mecanismos mais naturais e confortáveis para a produção da voz cantada, com ênfase na interação corpo e voz. A oficina acontece hoje e manhã, de 10h às 12h30 e de 14h30 às 18h30.

A cantora, professora de canto, preparadora vocal e diretora musical, Babaya, também inicia, nesta quinta-feira, as atividades da oficina A voz e o instrumento, com exercícios vocais que proporcionam aos músculos responsáveis pela produção da voz mais qualidade, saúde, resistência e longevidade, aliados à prática de canto em grupo. As aulas acontecem nos dias 20, 21 e 23, de 14h às 18h.

Nesta quinta-feira, também tem Papo com pé e cabeça, com o músico Celso Moretti, com o objetivo de trabalhar a conscientização e o profissionalismo na área artística. O encontro acontece até sábado, de 10h às 12h.

Até sábado, o violonista, arranjador, compositor e diretor musical Gilvan de Oliveira ministra a oficina Violão para todos/Fazendo música, promovendo um amplo estudo sobre harmonia, arranjos, improvisação, prática de conjunto e história da música, tendo como universo a música brasileira. A oficina acontece de 10h às 13h.

A participação em todas as oficinas é gratuita, mas as vagas são limitadas. As aulas acontecem no centro cultural Hermes de Paula, no conservatório estadual Lorenzo Fernandez e na Unimontes. O Conexão Telemig Celular é realizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e, em Montes Claros, conta com o apoio do Sesc e da secretaria municipal de Cultura. Outras informações no Núcleo de Apoio da secretaria de Cultura de Montes Claros, pelos telefones: (38) 3229-3456 / 3229-3458 ou pelo site: www.conexaotelemigcelular.com.br.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por