Oficina resgata a história da Folia de Reis: Grupo de Francisco Sá põe em prática projeto aprovado pelo ministério da cultura

Jornal O Norte
Publicado em 16/11/2010 às 10:08.Atualizado em 15/11/2021 às 06:43.

Fabíola Dourado


Repórter



Estudantes da Escola Estadual Tiburtino Pena, em Francisco Sá, participam, neste sábado, de aulas ministradas por Geraldo Lopes dos Santos, conhecido como Dino Lopes, mestre da cultura popular, 65 anos, fundador do grupo de Folia de Reis Angicos, mais antigo da cidade.



A oficina faz parte do projeto intitulado Estórias Brejeiras, financiado pelo microprojetos Mais Cultura, do Ministério da Cultura. O curso terá duração de 12 horas/aula, divididas em dois sábados consecutivos.



Dentro das oficinas, serão contadas estórias relembrando as tradições dos cantos de Reis na véspera de Natal, das visitas às casas dos moradores em cortejo, do conteúdo das canções e ainda ensinar aos jovens passos da catira e apresentação de poesias cantadas. Uma forma de preservar a manifestação cultural entre as futuras gerações.



Ao final da oficina, os alunos que demonstrarem interesse poderão fazer parte do projeto e enfim formar a nova geração do grupo Angicos. Para Seu Dino Lopes é uma satisfação muito grande ter a oportunidade de desenvolver este projeto com os jovens. - Nossa intenção é passar todo este saber popular para eles e despertar com isso o interesse deles pela história da cidade e pela música da folia – frisa o folião.



Ao todo deverão ser beneficiados pelo projeto 60 alunos, 30 em cada instituição de ensino. A próxima escola a ser atendida deverá ser na zona rural de Canabrava.



E o grupo não pára por ai. Como parte do projeto aprovado deverá ser gravado um CD com canções de folias até janeiro. 



MAIS CULTURA



O Programa Mais Cultura é um projeto que incentiva projetos no semiárido brasileiro. O edital de 2009 beneficiou especialmente iniciativas voltadas para jovens entre 17 e 29 anos.



O projeto é executado em parceria da Fundação Nacional de Artes (Funarte), do Banco do Nordeste (BNB) e das secretarias de Cultura dos onze estados que integram a região do semiárido – Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo.



O objetivo da ação é promover a diversidade cultural por meio do fomento e incentivo aos artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. Os prêmios foram concedidos a pessoas físicas e jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvessem projetos nas áreas de artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por