Oficina de percussão abre inscrições

Jornal O Norte
Publicado em 07/07/2010 às 11:07.Atualizado em 15/11/2021 às 06:32.

Michelle Tondineli


Repórter



O centro de cultura popular Arte Oficio, juntamente com o Neafro Tambores dos Montes e o grupo Prego de Linha, realiza oficina de percussão, de 12 de julho a 8 de agosto, das 9h às 11h30. As inscrições devem ser realizadas no Arte Oficio, mediante a entrega de um kilo de alimento não perecível.



- Nesta oficina, queremos juntar várias pessoas para manter o movimento e não apenas participar do primeiro evento que realizaremos. Queremos compositores, novas músicas e ter espaço para inovar. Queremos tocar. O alimento não perecível será doado para as instituições carentes da cidade. A nossa intenção é que a pessoa venha para a oficina realmente querendo participar, queremos compartilhar com a sociedade o nosso trabalho. Imaginamos cada um trabalhar com 10 alunos - afirma o oficineiro e integrante do grupo Prego de Linha Augusto Gonzaga.



Augusto falou ainda do show em comemoração aos 10 anos do Prego de Linha, que será realizado no Centro Cultural Hermes de Paula, no dia 10 de agosto.



- Depois deste show de palco, com a participação dos alunos dos Tambores do Norte, nós faremos um show nas Festas de Agosto na rua. E não é só necessariamente com aqueles instrumentos que criamos na oficina, quem tiver um tambor pode chegar junto e fazer o barulho que quiser. Cada instrumento faz um som diferente - diz.



O Prego de Linha é formado por Augusto Gonzaga, Tico Lopes, Luciano de Jesus e Biola, e trabalha com a música instrumental, numa vertente da música regional.



- Sempre sentimos a necessidade de montar um grupo. O Biola constroi instrumentos e sempre testávamos juntos. Na formação antiga, éramos cinco. Eu e Biola morávamos na mesma linha de trem, e aí ficou, em homenagem aos nossos pais, este nome. Já realizamos vários shows e viajamos muitos. Após um ano parados, estamos voltando com a realização desta oficina. Vamos juntar com o grupo de Cláudio, outro integrante, em Salinas e vamos realizar um grande show com pelo menos 100 tambores - afirma.



Para Augusto, viver de música nos dias de hoje é bem complicado, principalmente se a opção for trabalhar com músicas próprias.



- Nós viemos da época de qualidade, as músicas de hoje não são assim, são só balanços, sem efeitos e sem letras legais. Falta espaço para novos músicos, com músicas próprias. Hoje, as pessoas vivem mais de cover. Nós temos músicas próprias, com vários parceiros, e cada um vai fazendo nosso grupo crescer. Já tocamos músicas de Zé Coco a Luis Gonzaga, não estamos preocupados com o sucesso, queremos tocar e mostrar que a música é divertida - diz.



Entre os músicos que já tocaram com o grupo Prego de Linha estão Jorge Maltner, Belchior, Saulo Laranjeira e outros.



- Cada show é diferente, nenhum é igual ao outro, por mais que receba o mesmo repertório. Gostamos muito de participar da folia de reis no bairro Santos Reis, é o que mais significa para nós. Mas, um show que marcou mesmo foi com Jorge Maltner, ele é um ícone da música brasileira e da literatura. Ele olhou pros nossos instrumentos e achou que não sairia nada de lá, com apenas sucata. E foi um sucesso - finaliza.



Outras informações (38) 9961–7994 ou (38) 3229–3564.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por