O Grutesc, grupo e teatro da Santa Casa, apresenta espetáculo educativo, promovendo o riso e a alegria de funcionários participantes da Sipat e pacientes internados
Jerúsia arruda
Repórter
jerusia@onort.net
Se rir é o melhor remédio, fazer os outros rirem pode ser ainda mais eficaz. Com essa filosofia, o Grutesc – Grupo de Teatro da Santa Casa de Montes Claros, vem promovendo espetáculos com a proposta de proporcionar momentos lúdicos e prazerosos aos pacientes internados na Santa Casa.
Utilizando o teatro como instrumento informação e, ao mesmo tempo, de entretenimento, o Grutesc apresenta o espetáculo As Dez mais do Córtex Cerebral, nesta quinta e sexta-feira, dias 02 e 03 de agosto, dentro da programação da Sipat - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que acontece até a próxima sexta-feira, promovida pela Santa Casa.
O ator Gilmar Honorato como Alfredo e a atriz
Bira Moreira como Magnólia (foto: arquivo)
De acordo com o ator e diretor do grupo, Gilmar Honorato, que também é técnico de enfermagem, o Grutesc é formado por funcionários da Santa Casa, que atuam em diferentes setores. Ator profissional há 20 anos, Gilmar diz que o teatro é utilizado no hospital como forma de dinamizar a comunicação, já que este possui uma linguagem que toca fundo na alma e no imaginário das pessoas.
- Apresentamos este espetáculo na 6ª Mostra de Teatro - que aconteceu no último mês de julho -, e, talvez tenha sido o maior público de toda Mostra. Essa aceitação pode ser atribuída ao texto que, de forma leve e cômica, aborda um assunto tão delicado; os distúrbios de comportamento. Para apresentar na Sipat, fizemos algumas alterações, incluído a questão dos problemas com infecção hospitalar e o uso de equipamentos de proteção individual, de forma que a peça possa servir como instrumento educativo para os funcionários participantes da Sipat e pacientes internados do hospital, sem perder o riso de vista – explica o ator.
Gilmar ressalta que essa forma de orientação, além de dinâmica e inovadora, também serve de reeducação e motivação para os funcionários, que se sensibilizam com as várias situações vivenciadas pelos personagens.
Com direção de Gilmar Honorato, que também fez a adaptação do texto de Cirano Rosalém e Anphilófio Neto, a peça conta da história de Alfredo que, após a perda da esposa, convive com a solidão e procura solucionar o problema buscando uma nova companhia em uma agência de casamento. No palco, os atores Andréa Santana, Bira Moreira, Gilmar Honorato, Rodynaldo Brito e Valdinei de Jesus, todos funcionários da Instituição.
O grupo mantém, ainda, um trabalho profissional como Grupo de Teatro Faceato, que, há anos, se apresenta em Montes Claros e região.
Para Gilmar, 37 anos, o teatro é muito mais que uma arte; é uma vida.
- Aliar essa arte que tanto apreciamos a um trabalho que ajuda a formar pessoas melhores, cidadãos mais conscientes, é um privilégio. Além disso, fazer com que as pessoas lembrem de como é bom sorrir, seja do que for, trazer alegria a pessoas que já sofrem tanto com os males do corpo é muito mais do que gratificante, uma realização pessoal e uma conquista sem preço – conclui Gilmar.
O Grutesc se apresenta às 15h desta quinta e sexta-feira, 02 e 03 de agosto, no pátio da Santa Casa.
_______________________________________________
As dez mais do córtex cerebral – grupo teatral Grutesc
Data: quinta e sexta-feira, dias 02 e 03 de agosto
Horário: 15 horas
Local: pátio da Santa Casa de Montes Claros
Endereço: Praça Honorato Alves, 22 – Centro – Montes Claros