O Cinema Comentado Cineclube apresenta neste sábado, 13, o filme “O Exorcista” (1973), do diretor William Friedkin
Considerado um dos maiores filmes de terror da história do cinema, e muitas vezes indicado como o mais assustador, “O Exorcista” (The Exorcist, 1973) é, sem dúvida, uma obra de arte, coisa rara entre os filmes do gênero. O filme do diretor William Friedkin é uma das produções que deram o pontapé inicial para os milionários filmes de Hollywood que custavam muito e ganhavam mais ainda, juntamente com “O Poderoso Chefão” (godfather, Francis Ford Coppola, 1972) e “Tubarão” (jaws, Steven Spielberg, 1975).
Mas o que é que faz de “O Exorcista” um filme tão espetacular que continua a assustar o espectador quase quarenta anos depois de seu lançamento? Sem dúvida o modo como Friedkin compôs cada cena é o grande trunfo do sucesso. O diretor, que já havia sido consagrado com um Oscar por “Operação França” (the french connection, 1971), coloca em seu terror coisas que causam repulsa no espectador.
Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Chris MacNeil (Ellen Burstyn) uma atriz, que se encontra totalmente sem saída ao descobrir que sua filha de doze anos Regan MacNeil (Linda Blair) está possuída por um demônio. A única saída para a garota escapar com vida é um exorcismo, que acaba se tornando uma batalha para o Padre Damien Karras.
Sem dúvida é um clássico do cinema, e que é um dos poucos exemplares do cinema de terror que mostra que se pode fazer cinema de arte com qualquer gênero que seja. É um dos melhores trabalhos hollywoodianos pós-guerra do Vietnam. Para aqueles que não gostam de filmes de terror “O Exorcista” é mais do que isso, é uma obra prima.
As sessões do Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, na sala Geraldo Freire, no prédio da Prefeitura. A entrada é grátis e todos os interessados podem comparecer e participar das exibições. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a plateia sobre os filmes apresentados. Novidades e mais informações do cineclube estão disponíveis no Facebook: https://www.facebook.com/cinemacomentadomontesclaros