O enfermeiro entra em cena no Dubai

Produzido pelo grupo Imã, espetáculo é a atração deste mês e reúne dois grandes atores no palco

Adriana Queiroz
O Norte - Montes Claros
03/10/2018 às 06:31.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:46
 (LEO QUEIROZ)

(LEO QUEIROZ)

A temporada de apresentações do espetáculo “O Enfermeiro”, baseado em obra de Machado de Assis, vai de 16 a 20 de outubro na cidade. Trata-se de uma iniciativa inédita do Dubai Suítes no campo da cultura. O objetivo é valorizar a arte cênica produzida em Montes Claros, permitindo que a cultura alcance cada vez mais – e distintas – plateias, propiciando momentos de interação, lazer e diversão para todos.

No palco, os atores Diógenes Câmara (coronel Felisberto de Assis) e Eduardo Brasil (Procópio Valongo) reúnem-se pela primeira vez para interpretar um texto memorável do consagrado escritor Machado de Assis. A ideia da reunião partiu do mestre Batista, outra grande expressão do bom teatro.

“O Dubai é a iniciativa, o pontapé inicial desse projeto. A nossa pretensão é fazer uma excursão no Norte de Minas, além de outras temporadas que a gente pretende fazer na cidade”, diz Eduardo Brasil.

O ator Diógenes Câmara, que celebra 55 anos de teatro, se diz honrado em atuar ao lado de Brasil. Para o ator, foi uma ideia genial do diretor Batista.

“Conheço Eduardo há muitos anos. Ele é um baluarte da cultura desta arte. Para mim, a aceitação dele foi genial porque é um mestre que admirava também no teatro e agora, como personagem, atuando em ‘O Enfermeiro’, é um prazer imenso trabalhar com ele. Estou aprendendo e creio que ele também aprende comigo. Amamos o palco. Isso só trará benefícios a cultura artística de Montes Claros”, observou.

“Aproveito para convidar os montes-clarenses, para que nos deem a oportunidade de presenciar esse espetáculo que valerá a pena. É nossa pretensão fazer uma turnê no Norte de Minas e quem sabe em outras regiões. Fôlego é o que não falta”, avisa  
 
SOBRE A PEÇA
Adaptado para o teatro pelo grupo Imã Produções, “O Enfermeiro” aborda um encontro de dois personagens idosos que cuidam um do outro: o coronel Felisberto de Assis e o enfermeiro Procópio Valongo.

A convivência dos dois até certo ponto é harmônica, mas chega um momento em que se torna uma briga, principalmente devido ao comportamento do coronel que, ao longo dos anos, torna-se ranzinzo, mal educado e agressivo.

Ao ser tratado com desprezo, o enfermeiro vai criando ao longo da peça um sentimento de raiva contra o paciente.

“A peça envolve dois personagens em um quarto, onde os conflitos vão se agravando até o ponto de se tornarem confrontos. Chega um momento crucial, no fim da peça, que é um segredo que a gente guarda, mas que é realmente um desfecho sensacional”, diz o ator Eduardo Brasil.

O quê: O EnfermeiroOnde: Dubai HotelQuando: 16 a 20 de outubroInformações: (38) 98428-9079
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por