O Cinema Comentado Cineclube e o CineSesc apresentam, neste sábado, 11/12, uma sessão dupla com o programa “Larica Total – Paulo Tiefenthaler”, do Cineclube Curta Circuito, seguido do longa-metragem “A cicatriz” (1976) – um dos primeiros filmes do cineasta polonês Krzysztof Kieslowski. A história focaliza os conflitos gerados pela construção de um grande complexo petroquímico, em 1970. Depois de muitas discussões e negociações desonestas, a indústria deve ser construída em uma pequena cidade.
Escolhido para tocar a obra, o dirigente Bednarz fica indeciso. Por ser honesto e bem-intencionado, aceita a tarefa acreditando que pode dirigir o projeto sem compromissos e gerar empregos e melhores condições de vida para as pessoas. Sua ingenuidade cai por terra com as reações adversas da população. Desiludido, Berdnaz enfrenta um conflito ético e moral: será possível criar avanços sociais sem ceder às pressões dos vários interesses envolvidos, e sem trair a própria consciência?
Não é difícil imaginar porque “A cicatriz” foi censurado na Polônia. Ao enterrar a câmera na “realidade” de uma sociedade corrompida, em que os avanços sociais são pautados pelos mais diversos interesses, Kieslowski realizou o tipo de crítica corrosiva que não interessa a nenhum governante, de esquerda ou direita. “A Cicatriz” estabelece indagações e questionamentos que afetam, de forma consistente, os espectadores.
A classificação indicativa é de 14 anos.
O Cinema Comentado Cineclube, em parceria com o CineSesc, acontece todo sábado, a partir das 19h, no Sesc-Pousada Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 199. A entrada é gratuita e há sempre um bate-papo após as exibições.
CURTA CIRCUITO
O Cinema Comentado Cineclube, em parceria com a Associação Curta Minas/ABD-MG e a Usiminas, apresenta, também nesse sábado, 11, uma seleção de curtas “culinários”. De forma autêntica e criativa, “Larica Total” satiriza os programas convencionais de culinária, em rápida identificação com o público, principalmente aqueles espectadores solteiros ou que aventuram-se “bravamente” na cozinha (ou na vida).
A classificação indicativa é de 10 anos.