ADRIANA QUEIROZ
Repórter
Foto: Manoel Freitas![]() A nova diretora do Centro Cultural anuncia a instalação de um elevador de acesso ao auditório e biblioteca para portadores de necessidades especiais |
No fim do mês passado, Bertha Ribeiro tomou posse como diretora do Centro Cultural Hermes de Paula (CCHP). Ela é formada em Administração Pública, Turismo e Hotelaria e tem pós-graduação em Turismo Desenvolvimento Regional.
No seio familiar, s sua história se mistura com a história de Montes Claros. Ela é filha do médico e ex-prefeito de Montes Claros, Mário Ribeiro da Silveira, e de dona Jacy Ribeiro, uma apaixonada pela educação, artes, cultura e literatura. É neta da professora Mestra Fininha e sobrinha do ex-senador Darcy Ribeiro, antropólogo e membro da Academia Brasileira de Letras.
- Cresci em uma família onde o respeito à cultura de um povo é quase uma religião. Minha mãe, meu pai e meu tio Darcy me deram a maior formação que preciso para enfrentar este desafio - conta.
Para ela, a lembrança que tem do pai Mário Ribeiro é o amor incondicional por sua terra natal. Embora tenha tido todas as oportunidades para seguir sua carreira de médico, empresário ou político fora de Montes Claros, nunca quis sair de perto dos seus amigos e conterrâneos. Segundo ela, seu tio Darcy Ribeiro foi aquele homem que dedicou a vida a causas maiores.
- Mesmo nos nossos encontros familiares o assunto que ele falava incansavelmente era sobre seus projetos para o Brasil. Educação, os índios e o Brasil eram suas grandes paixões, conta.
Como é a filha caçula, Bertha se lembra pouco da convivência com vovó Fininha.
- Sei que também dedicou sua vida à educação e era muito religiosa. Uma lembrança muito gostosa da minha infância eram as idas a sua casa onde eu comia os deliciosos sequilhos que ela fazia e me encantava com um canteiro de morangos que ela cultivava. Minha mãe não é diferente. Mais uma apaixonada pela educação pelas artes, cultura e literatura. Tanto que ela tem uma das maiores coleções de arte e artesanato regional que eu já vi. Mamãe é um exemplo de vida, entusiasmo, determinação e coragem que tento seguir e passar para meus filhos - diz.
![]() Bertha Ribeiro, diretora do CCHP |
Centro Cultural
Bertha Ribeiro explica que trabalho do diretor do Centro Cultural Hermes de Paula consiste em proporcionar aos artistas e aos colaboradores da arte e cultura um espaço para a divulgação do seu trabalho. E também em cuidar da parte estrutural do CCHP, além de trazer novos eventos para a população de Montes Claros.
Para ela, as principais qualidades que o diretor deve reunir para atuar no campo da cultura são sensibilidade artística, bom relacionamento com os promotores culturais e artistas, ser acessível e, principalmente, respeitar os costumes e cultura do nosso povo.
Bertha conta que, a princípio, foi convidada a prestar serviços na biblioteca pública municipal, que funciona no prédio do Centro Cultural Hermes de Paula.
- Assumi o trabalho com entusiasmo e dedicação e o prefeito Ruy Muniz, como ele próprio disse em seu discurso, gostou do meu desempenho e me fez a proposta de assumir a diretoria do CCHP. Aceitei porque sou movida a desafios e espero corresponder à expectativa - diz.
Com relação à rotina de trabalho, diz estar sempre no CCHP pelas manhãs e tardes, fazendo primeiro uma readaptação do espaço, atendimentos e reuniões. Já em relação às novidades que serão implantadas para o desenvolvimento da cultura no município, ela diz que tem novidades.
- Acredito que precisamos trazer novidades, como novas exposições, teatros, para estreitar o relacionamento com a população. O principal objetivo é atrair a participação de todos para este espaço que pertence ao povo e aos artistas da terra - ressalta.
Programação cultural
Para as produções dos próximos meses, Bertha adianta que serão realizadas exposições dos artistas Hélio Brantes e Jessé Novaes neste mês de março. Em maio, será a vez de Conceição Melo e Yara Tupinambá, na abertura das Festas de Agosto. Também não vão faltar os artistas Márcia Prates, Afonso Teixeira e uma mostra da família Konstantin Christoff, dentre outros.
A programação de teatro está extensa para este ano e a ideia é voltar com a Terça Musical que fez tanto sucesso no passado.
- Estamos planejando receber mensalmente um palestrante especial e trabalhamos para iniciar este projeto com a grande escritora Adélia Prado. Também em andamento, um projeto surpresa com a Banda da Polícia Militar. Além disso, vamos climatizar a galeria e colocar um elevador de acesso ao auditório e biblioteca para portadores de necessidades especiais, que já foi autorizado pelo prefeito - anuncia.
Apoio
Através das leis de incentivo, as empresas podem investir na cultura. Para isso, Bertha diz vai buscar firmar parcerias com empresários que ajudem a promover eventos que possibilitem maior movimentação cultural.
- Queremos convencer os empresários estabelecidos em Montes Claros que vale a pena vincular sua marca aos genuínos valores culturais da nossa terra - ressalta.
Para a diretora, o maior desafio do CCHP é, depois de fazer as readaptações necessárias, trabalhar para melhorar as condições do espaço com intuito de envolver o público nas atividades artístico - culturais.
- Meu desejo é que o CCHP seja um espaço intensamente movimentado, com manifestações culturais, um ambiente onde se respire arte e cultura em todas as suas formas - planeja.