Uma trupe formada, em sua maioria, por pessoas nascidas no Norte de Minas vai levar o cinema brasileiro para um festival no Reino Unido. “Ligação” é o único filme de Minas Gerais a participar da edição desse ano do First-Time Sessions.
 
A produção, cujo título em inglês é “Connection”, foi selecionada entre um sem número de filmes, vindos dos quatro cantos do mundo, que se inscreveram para o festival. “Ligação” se classificou para a primeira fase e agora precisa da votação do público para seguir adiante.
 
Se o filme seguir vitorioso nesta segunda fase, estará bem próximo de ser um finalista. Para o diretor montes-clarense João Jorge Almeida, foi emocionante receber a notícia.
 
“Não imaginava esse resultado, já no primeiro de muitos festivais nos quais inscrevi o filme. Essa primeira vitória é muito importante”, diz.
 
Para a próxima fase, o filme estará disponível na internet, junto com os demais concorrentes, numa lista composta por 113 participantes. Os filmes estão ordenados de acordo com a data de envio para o festival – “Ligação” ou “Connection” ocupa a posição de número 53.
 
A produção ficará acessível para ser visto aos que adquirirem o pacote que dá acesso a todos os concorrentes até 27 de junho. Para adquirir o pacote é necessário acessar o link www.artimanhafilmes.com.br. Lá, haverá instruções de como adquirir o pacote. Aí é só se esparramar no sofá e assistir um a um. Depois, é escolher os dois filmes que considerar como os melhores e votar.
 
ESCOLHA
“Importante ressaltar que os organizadores do festival anularão votos em apenas um filme, ou votos que escolherem o mesmo filme duas vezes. Os mais bem votados seguem para a fase seguinte”, explica João Jorge Almeida.
 
Ele ressalta que essa é uma grande oportunidade de dar visibilidade ao trabalho capitaneado por uma equipe brasileira, mineira, composta por integrantes que, na sua maioria, nasceram e vivem no Norte de Minas.
 
“O voto em ‘Ligação’ (Connection) pode garantir essa visibilidade, já que temos em mãos a grande oportunidade de chamar a atenção do mundo para o talento e a criatividade do nosso povo”, revela João Jorge.
 
OUTROS TRABALHOS
João Jorge produziu seu primeiro filme em 2017. “Gente Igual a Você” foi filmado em Montes Claros, tendo como protagonista o ator Anselmo Vasconcellos. Nesse filme, ele foi roteirista e produtor executivo. Já em 2019, fez roteiro e direção de “Home Office”. Logo em seguida, foi roteirista e diretor de um documentário com o título de “Extinção”. “Ligação” é seu projeto mais ambicioso até o momento e foi filmado nos dias 10,11 e 12 de janeiro deste ano.
 
EQUIPE 
Mas como João Jorge gosta de frisar, o filme é trabalho de equipe e é produzido por muitas mãos. Por isso, faz questão de listar todos que contribuíram com seu talento para que “Ligação” (Connection) deixasse o papel em ganhasse vida.
Roteirista/Diretor: João Jorge Almeida (Montes Claros)
Atriz principal: Jessica Klantayque (Montes Claros)
Demais integrantes do elenco:
Luciana Louzada (Belo Horizonte)
Edna Ramos (Itamarandiba)
Deusdete Aquino (Brasília de Minas)
Isabel Lôpo (Porteirinha)
João Rosa (Datas)