Michelle Tondineli
Repórter
Com o término do mês de novembro, os preparativos para o natal estão a todo vapor. Inclusive para o Natal reciclado 2009 do Instituto Laborearte, que neste ano montará uma decoração especial na Praça Dr. Carlos, bem como nos postes e árvores da Rua Dr. Veloso.
O trabalho é realizado com 160 famílias beneficiárias do Bolsa Família, que foram selecionados pelo Centro de referência de Assistência Social (CRAS), nos bairros Chiquinho Guimarães, Santos Reis, Vilage do Lago e Cidade Cristo Rei.
Trabalho é recompensado no fim do dia com renda extra.
A diretora do Instituto Laborearte, Adriene Tupinambá, explica que a ideia de fazer o natal reciclado em Montes Claros surgiu há dois anos.
- Sempre reparei a decoração de Gramado, no Sul do país e, em 2007, com o apoio da ACI, montamos o primeiro momento do natal. Em 2008 recebemos o apoio da prefeitura, que volta a participara agora, através da secretaria de Desenvolvimento Social.
Ela diz que 2009 significa o crescimento do projeto, que vai gerar novas oportunidades de trabalho.
- As pessoas estão amadurecendo a ideia e crescendo junto com ela. É importante a contribuição da iniciativa privada. Este natal é para ser feito o ano inteiro e não da forma atropelada como tem sido. Ele deve ter uma continuidade e segurança de quem está participando e com a geração de renda o ano inteiro. Queremos aprofundar mais, ensinar e vender - afirma.
De acordo com a professora de Artes Norma Mendes, os trabalhos para o natal começaram há sete dias e estão em ritmo acelerado.
- O Laborearte, trouxe para as alunas o material que iria ser utilizado no aprendizado. Hoje, as próprias trabalhadoras estão comprando e trazendo as garrafas pet para a produção, pois o trabalho delas já está comprado e encomendado - afirma.
A professora ainda explica que entre os trabalhos já finalizados estão estrelas iluminadas, bolas de natal, flores, colares de garrafas e tampinhas, partindo para as guirlandas.