Logotipo O Norte
Quarta-Feira,24 de Setembro

Natal Inclusivo com música e exposição

Jornal O Norte
Publicado em 10/12/2009 às 09:06.Atualizado em 15/11/2021 às 07:19.

Michelle Tondineli


Repórter



Aconteceu, na noite de quarta-feira, 09, a primeira apresentação do Auto de Natal Inclusivo, organizado pela Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência CAAD. A programação segue até amanhã, sexta-feira, e se encerra com apresentação no Montes Claros Shopping Center, a partir das 19 horas.



De acordo com Elizabeth Amaral, coordenadora da CAAD, durante todo o ano, a coordenadoria tem trabalhado pela valorização do deficiente.



- O objetivo do evento é estimular e divulgar os talentos na área artística, dentro de cada segmento que apoia e assiste à pessoa com deficiência. A população preconceituosa, ou medrosa, nem sempre sabe valorizar ou auxiliar uma pessoa com deficiência, afirma.



Ontem, 09, as apresentações e exposição ficaram por conta das escolas especiais Cesec, Apae e Vovó Clarice. Hoje, quinta-feira, é a vez do Cpmoc - conselho municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência - e da Anda - associação Norte Mineira de Autistas. E amanhã, sexta-feira, as apresentações são da Apas - associação de Promoção e Ação Social-, e do Nusi - Núcleo de Sociedade Inclusiva. No dia 18 de dezembro, está prevista uma apresentação especial com o coral infantil Georgina Araújo Pinheiro, sob regência da maestrina Elizabeth Amaral.



Simone Maria Oliveira Azevedo Rocha, coordenadora do Nusi, da Unimontes, destaca que o núcleo trata da garantia de permanência dos acadêmicos portadores de necessidades especiais que entraram na universidade através do sistema de cotas.



- O acadêmico do sistema de cotas está automaticamente cadastrado no núcleo e temos trabalhos para envolver todas as deficiências. Acredito que este evento do shopping vai mostrar à sociedade que os alunos deficientes da Unimontes são capazes. Eles possuem um lugar e sabem fazer apresentações para a sociedade extremamente bem, explica.



Para Simone, os acadêmicos sabem se apresentar, cantar e recitar, independentemente da sua limitação física.



- A Elizabeth e o Fabiano vão fazer um dueto, e a acadêmica Suellem, que possui baixa visão, vai recitar uma poesia. Contamos com a empolgação de todos na apresentação, pois isso é importante. Os ensaios acontecem todos os dias. Acredito que já enfrentamos muitas barreiras e obstáculos e não podemos ficar parados agora. Juntos, lutamos pelos direitos e por uma melhor adequação para se viver, ressalta.



Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 3214-3300.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por