![]() Projeto realiza diversas atividades nas escolas voltadas para o combate ao Aedes aegypti |
Com o intuito de unir a literatura aos temas atuais, a equipe do projeto Montes Claros na Trilha da Leitura realiza, em todas as escolas municipais, durante o primeiro semestre de 2016, diversas apresentações voltadas para o combate ao mosquito Aedes aegypti. Nessa proposta, os personagens Lalinha, Leleu e Vovó, que agora contam também com a ajuda de seus fantoches, têm a missão de combater o mosquito e convidar a todos para fazer o mesmo.
Ao final de cada apresentação, o mosquito esconde-se na escola e todos os alunos e professores são convidados a descobrirem os possíveis lugares onde ele possa estar escondido.
- Com isso, é lançado um concurso de escrita, onde cada turma fará um texto – os pequenos, coletivamente - contando o que fez para que o mosquito não encontrasse casa na sua escola - explica a coordenadora do projeto, Éllen Santa Rosa.
No mês de maio, a equipe do Trilha da Leitura escolherá os três trabalhos mais significativos, que serão premiados com um kit de livros e uma apresentação especial com a turma.
- O combate ao mosquito Aedes é tarefa de todos nós. Todas as áreas do conhecimento devem estar voltadas para este desafio, e a literatura não poderia ficar de fora. Ler, aprender e praticar são as melhores formas de vencermos este mosquito; e as crianças são nossas aliadas especiais, pois compreendem tudo e colocam em prática, com a maior facilidade - afirma Santa Rosa, que convida as escolas a participarem.
- A escola que quiser agendar para receber o projeto deve entrar em contato pelo e-mail: montesclarosnatrilhadaleitura@gmail.com