Samuel Fagundes
Repórter
Marcelo Ferreira Higino Samarrenho, cantor e compositor, está entre os selecionados do mês de novembro do programa Astros do SBT, e está concorrendo a uma vaga na final do programa. O músico que nasceu em São Paulo, mora em Montes Claros há treze anos e se considera mais mineiro que paulista, e também porque foi por aqui que aprendeu a tocar e tomou gosto pela música.
(foto: SAMUEL FAGUNDES)
Marcelo tem 18 composições próprias e espera
conseguir uma gravadora através do programa
Ele já passou por essas duas etapas e já está entre os aprovados do mês de novembro. Agora está esperando para ver se vai ser escolhido pelo SBT para ir para a final. Agora só depende da equipe do programa analisar e escolher se ele tem ou não o padrão para mídia que é o que o programa quer.
Serão nove finalistas, Marcelo havia tentado antes, mas segundo ele, apesar de os jurados dizerem que estava tocando bem e cantando afinado, não era de interesse de mídia para eles. Teve de voltar novamente em Santos, lá consegui aprovação e eles o pediram para que ele fosse aos estúdios do SBT na Anhanguera. O músico conta que chegou lá às seis da manhã e saiu às seis da noite.
OBJETIVO
Marcelo conta que seu objetivo principal não é o prêmio oferecido pelo programa que é um carro, e sim da visibilidade que um programa nacional oferece a um artista. Ele pretende mesmo é conseguir uma gravadora.
- Quando me inscrevi no programa eu não fiz isso pensando no carro que o vencedor irá ganhar, foi pensando mais na visibilidade que é participar de um programa em rede nacional, procurando com isso conseguir uma gravadora e divulgar meu trabalho. Se ganhar o carro é conseqüência, mas não é esse meu objetivo – revela Marcelo.
DIFICULDADES
O músico conta que passou por dificuldades em São Paulo, pois foi com pouco dinheiro, por falta de apoio na cidade.
- Eu fui com uma reserva pequena de dinheiro e chegando lá a pensão era bem mais cara do que eu imaginei. Mas quando a produção do programa me ligou, consegui uma passagem com a assistência social, para eu ir ao estúdio. Pois não tinha dinheiro nem para isso – relembra.
INTERESSE PELA MÚSICA
Marcelo conta que começou a tocar violão há oito anos, vendo amigos tocando, mas o que realmente o fez aprofundar e ter interesse mesmo, foi ver seu tio que tem uma formação mais clássica, um jeito mais erudito de tocar violão tocando e isso fez com ele se interessasse e pelo instrumento.
- Eu comecei a gostar e meu primeiro contato com a música foi através do violão. Hoje eu gosto de música em geral, mas a porta para isso foi o violão. Estudei um pouco de violão popular e clássico, comecei no conservatório e fiz aulas particulares com vários professores. Nas minhas músicas eu procuro falar daquilo que eu estou sentindo no momento, não que são sensações ou sentimentos, mas às vezes quando eu estou alegre eu procuro fazer uma música mais animada, uma letra mais cotidiana ou dependendo uma letra mais romântica – explica o cantor e compositor.
Marcelo acredita que o que fez os jurados o aprovarem foi a maneira como ele tocou alguns arranjos das musicas, a questão instrumental foi muito elogiada. O músico conta estar animado com a possibilidade de ir para final, e até compôs uma música especialmente para a ocasião. Segundo Marcelo, é um samba rock que deve agradar bastante os jurados.
A final do programa Astros acontecerá no dia 26 de novembro deste ano, e Marcelo diz que quem se interessar em contratá-lo para fazer algum show basta ligar no telefone (38) 8422-9244.