Valéria Borborema
Colaboração para O NORTE
o 2º domingo de maio, tradicionalmente dedicado às mães, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida fará homenagem a todas essas mulheres. A iniciativa ocorrerá durante a missa das 9h, celebrada para as crianças, com a apresentação do Coral Santa Cecília.
(foto: DIVULGAÇÃO)
O coral, formado por crianças e adolescentes,
apresenta-se na Catedral.
O coral é integrado por 40 crianças de até seis anos que, todos os sábados, às 9h30min, frequentam aulas teóricas e práticas de canto, na construção do Centro Paroquial João Paulo II, nas imediações da Catedral, ministradas pelo pároco, Padre Dorival Souza Barreto Júnior. O Coral Santa Cecília existe desde o final de 2006 e faz constantes apresentações em celebrações e eventos especiais.
Mas a Paróquia da Catedral ainda mantém a Banda Marcial, que visa evangelizar e socializar crianças e adolescentes (de 9 a 14 anos), por meio de sua inserção nos meios cultural, religioso e artístico. Eles aprendem que tocar um instrumento musical exige disciplina e dedicação de tempo e são capacitados numa atividade profissionalizante, que lhes pode abrir portas no mercado de trabalho. A banda começou a funcionar há dois anos, embora esteja temporariamente paralisada. Padre Dorival Barreto informa que a reativação das atividades ocorrerá em breve, após reunião com os professores, que dão aulas de bombardino, tuba, trompete, flauta transversal, clarineta, trombone, bumbo, caixa de percussão e prato.
CORAL
O Coral Santa Cecília e a Banda Marcial pertencem à Associação Dom José Alves Trindade, que tem o objetivo de desenvolver ações voltadas para a promoção da pessoa humana. A entidade, porém, já gerou outros frutos como a Obra do Berço Menino Jesus, que ajuda recém-nascidos carentes, nos hospitais Universitário Clemente Faria e Aroldo Tourinho. A Associação Dom José foi idealizada pelo Arcebispo Emérito Dom Geraldo Majela de Castro e implantada pelo pároco da Catedral, Padre Dorival Souza Barreto Júnior. Tudo aconteceu em novembro de 2006.