Michelle Tondineli
Repórter
A comédia stand up, também chamada de humor de cara limpa, indica um espetáculo de humor executado por apenas um comediante. O humorista se apresenta geralmente em pé, daí o termo stand up, sem acessórios, cenários, caracterização, personagem ou o recurso teatral da quarta parede, o que o diferencia de um monólogo tradicional.
Ainda há confusão na diferenciação do humorista stand up e de outros estilos, como o contador de piadas, o mónologo de humor, o one man show, gênero semelhante, mas que permite outras abordagens. O humorista stand up não conta piadas conhecidas do público, anedotas. O texto é sempre original, normalmente construído a partir de observações do cotidiano. Praticamente qualquer coisa pode ser usada como ingrediente na comédia stand-up. Muitos comediantes trabalham durante anos para lapidar 60 ou 70 minutos de material humorístico, que normalmente executam aos pedaços várias e várias vezes, aperfeiçoando lentamente cada piada com o passar do tempo.
(DIVULGAÇÃO)
Grupo de comédia stand up realiza apresentação única em Moc.
Neste sábado, 06, o grupo stand up Queijo, comédia e cachaça se apresenta em Montes Claros, no OAB espaço eventos, às 20h.
De acordo com o comediante Bruno Berg, o grupo estreou em julho de 2008.
- O nome surgiu por sermos o primeiro grupo de comédia stand up em Minas Gerais. Nós queríamos um nome bem mineiro, que em qualquer lugar que fôssemos deixasse claro qual é nossa raiz - afirma.
Bruno ainda diz que, além dele, o grupo é formado por mais quatro integrantes, Arthur Ottoni, Edgar Quintanilha, Gabriel Freitas e Paloma Santos.
- Além de divulgar a comédia stand up, queremos mostrar ao público mineiro que existe um humor inteligente feito por artistas locais. Durante cada apresentação, o humorista sobe ao palco individualmente e apresenta um texto de sua própria autoria. São abordados assuntos diversos, visando sempre a identificação do espectador. Cada um possui um estilo próprio e fica de 12 a 15 minutos no palco - afirma.
De acordo com o organizador Edward Procópio, conhecido como Dica, o evento foi trazido para Montes Claros para fazer valer o título de cidade da arte e da cultura.
- É muito difícil realizar eventos culturais na cidade. Existe uma lei municipal de incentivo à cultura, que ainda não foi aprovada. Esta aprovação facilitaria bem mais a captação de recursos e aumentaria o número de eventos - diz.
Dica afirma que em junho acontecerá outro evento do mesmo porte.
- A atração ainda é surpresa, mas garanto que vão rir do início ao fim. A Atenas produções existe desde 2007 e realizou o primeiro Humor Fest, que contou com a presença de Diogo Portugal. retornando agora em 2010, com um evento em que cada espetáculo é um pedaço de humor na noite - afirma.
O espetáculo contará também com a apresentação do humorista José Basílio de Belo Horizonte e do grupo montes-clarense de teatro Grande Palco. O valor do ingresso é R$ 25,00. Outras informações no site www.atenasproducoesculturais.com.br.
A DIFICULDADE NÂO IMPEDE UM BOM TRABALHO
Um teste de mestre para um comediante stand-up é a habilidade de enfrentar um heckler, membro da plateia que, por algum motivo, responde ou interage com o show de forma não muito amistosa, e, ainda, responder com algo tão maior que consiga entreter a plateia com a réplica. O grupo de comédia stand up Queijo, comédia e cachaça sobrevive há dois anos com diversas apresentações e risadas em todo o estado de Minas Gerais.
O comediante Bruno Berg afirma que viver de arte no Brasil é difícil.
- As leis de incentivo do governo hoje em dia são o principal alento para quem vive de arte. Para ajudar a melhorar as apresentações neste formato stand up, cada humorista deve ter seu próprio repertório de material desenvolvido, o que gera uma combinação infinita de espetáculos diferentes e novas oportunidades - diz.
Em Belo Horizonte, as apresentações do Queijo, comédia e cachaça acontecem todas as terças-feiras no bar Canapé. O grupo também dá oportunidade para iniciantes neste tipo de humor.
- É o Primeira Dose. Uma oportunidade para que os jovens talentos encaminhem seu texto e procurem proporcionar sua primeira dose de riso juntamente conosco. Não precisa ser profissional, basta ser cara de pau - finaliza Berg.
Para participar do Primeira Dose, o candidato deve enviar o texto para primeiradose@queijocomediacachaca.com.br.
Outras informações pelo telefone (31) 8782-6982, ou ainda no site queijocomediaecachaca.com.br.