Zanzando por aí

Muita arte e cultura na segunda edição do festival cultural e artístico

Adriana Queiroz
Publicado em 10/05/2023 às 20:00.
Mestre Zanza é um dos grandes nomes da cultura de Minas Gerais; filho continua com legado cultural (silvana mameluque)

Mestre Zanza é um dos grandes nomes da cultura de Minas Gerais; filho continua com legado cultural (silvana mameluque)

Mestre Zanza, um dos grandes ícones do folclore de Minas Gerais, teria 90 anos se estivesse vivo – ele nasceu no dia 10 de maio de 1933 e faleceu em 25 de outubro de 2021, vítima de complicações da diabetes. 

Após sua morte, dois anos se passaram sem as celebrações das Festas de Agosto, devido à pandemia. O evento voltou às ruas, no ano de 2022, porém sem o conhecido líder. 

A responsabilidade ficou para o filho, Mestre Zanza Júnior, produtor cultural e, atualmente, gestor e coordenador geral da Associação dos Catopês Marujos e Caboclinhos. 
 
FESTIVAL
É Mestre Zanza Júnior, o organizador do “Zanzando por aí”, 2º Festival cultural e artístico. O evento começou na quarta-feira (10), em celebração a data de aniversário do pai e trouxe muitas atrações no bairro Morrinhos. 

Logo após a abertura oficial, o público assistiu à apresentação do grupo Fitinhas. Em seguida, quem se apresentou foi o cantor mirim Màrcos Vínni e banda. 

O primeiro contato de Màrcos Vínni com o universo musical foi aos dois anos, acompanhando a caráter, todos os anos, os ternos do Contra mestre João Farias, da Marujada do Mestre Tim, durante as Festas de Agosto. O contato com a musicalização veio aos oito anos, quando ingressou numa escola de música para estudar teclado e violão e acabou se identificando com a modalidade canto.

No repertório, músicas regionais, clássicos da música popular brasileira, passando por compositores mineiros como Vander Lee e música sertaneja.

Para acelerar o coração dos montes-clarenses, a próxima atração recebeu calorosos aplausos do público com a apresentação do Primeiro Terno de Nossa Senhora do Rosário sob o comando de Mestre Zanza Junior que, desde a barriga da mãe, ao som dos tambores, viveu junto aos grupos e mestres, aprendendo os cantos e saberes. As histórias eram sobre Catopês, marujos e caboclinhos, contos dos dançantes, dos festeiros, das Festas de Agosto. 

O Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez que neste ano celebrou 62 anos foi representado pela cantora, compositora de gêneros diversos, atriz, orientadora vocal, produtora musical e empresária Leila Britto e convidados.

Para fechar a noite, Luciano Pacco e a banda Baile do Pacco, com músicas da década de 70, 80 e 90 com a participação da cantora Rose Dias.

A programação segue até o dia 14 de maio e a entrada é gratuita.

SERVIÇO:
Zanzando por aí
Data: até o dia 14 de maio
Onde: Rua Santa Efigênia, 126, Morrinhos, Praça dos Catopês

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por