Michelle Tondineli
Repórter
A 9ª Mostra de Teatro de Montes Claros, evento realizado pela Aarted - associação dos artistas e técnicos em espetáculos de diversão, começa nesta quarta, no teatro Cândido Canela do centro cultural Hermes de Paula, e vai até o dia 1º de agosto com a apresentação de doze peças teatrais.
Neste ano, a mostra traz como novidade três sessões especiais de cinema, por meio de parceria com a secretaria municipal de Cultura, apoiadora do evento, através do projeto Cine Cultura Montes Claros, da prefeitura e governo federal.
De acordo com Willian Ferreira, presidente da Aarted, as oficinas de teatro começarão do dia 02, sexta-feira.
- A partir do dia 03, daremos início às apresentações dos espetáculos, com uma programação que atenderá pessoas de todas as idades. De segunda a sábado, as encenações serão sempre às 19h e 21h e, aos domingos, às 10h, 18h e 20h, com ingressos a R$ 5, preço único. As sessões de cinema terão entrada franca - afirma.
Nos dias 03 e 04, se apresenta o grupo Katapalmas, com o espetáculo infantil O Pequeno Príncipe. No dia 05, às 19h30, acontece a primeira projeção de cinema com o filme Sete Minutos, de Antônio Fagundes.
Nos dias 06 e 07, sobe ao palco o grupo Arte, com a peça O jogo da vida – a grande final. Nos dias 08 e 09, será a vez do grupo Encena, com o espetáculo O mistério dos vampiros.
A solidão das horas é a atração dos dias 10 e 11, com o grupo Artecena. O cinema retorna no dia 12, com o filme Bacantes, de Eurípedes, produção do grupo Oficina, de São Paulo.
No dia 13 de julho, a programação contará com a participação especial do grupo Faminta, de Belo Horizonte, que apresentará, às 20h, o espetáculo Alice, quem és tu? Que circula Minas, em frente ao centro cultural Hermes de Paula. O espetáculo também será apresentado na Praça do Bairro Maracanã, no dia 14, às 19h30.
O grupo belorizontino ainda ministrará, gratuitamente, duas oficinas de teatro, nos dias 13 e 14, no centro cultural Arte e Ofício, à Avenida Deputado Esteves Rodrigues – Sanitária, 20. As inscrições estarão abertas na próxima semana no centro cultural Hermes de Paula.
Nos dias 14, 15 e 16, o grupo Grande Palco encena o espetáculo Esquetes 2 – Respeitável Público. O grupo Próximo do Real estreia na mostra nos dias 17 e 18, com a peça O canto do galo. Também nos dias 17 e 18, o grupo Fibra apresenta o espetáculo Vem ver o boi, no espaço Teatro Fibra, à Rua Sebastião Dias Soares, 75, Bairro Alto São João. Já no dia 19, no teatro Cândido Canela, a sessão de cinema mostra Cat’s, famoso musical da Broadway.
Devagar para não matar, com o grupo Oficinato, é a atração dos dias 22 e 23. E nos dias 24 e 25, retorna ao palco o grupo Artecena, com Galo, Galinho e Galão, já tenho um esporão.
No dia 26, a última sessão de cinema apresenta Hermanoteu na terra de Godah, produção da cia de comédia Os Melhores do Mundo.
Dias 27 e 28, a programação inclui Sonhos de papel, com o grupo Face a Face, e Fulana, Sicrana e Beltrana, com o grupo Artecena, nos dias 29 e 30. Nos dois últimos dias da mostra, 31 de julho e 1º de agosto, o grupo Culturart apresenta Sai de Cima.
