(Divulgação)
Herbert de Souza, conhecido como Betinho, dá nome ao evento cultural que começa neste sábado (10) em Bocaiuva e vai até dezembro. A programação será no Complexo Turístico Cultural, localizado na Estação Ferroviária, inaugurada em 1925 e restaurada em 2012. A Mostra Cultural Betinho conta com o apoio da Funarte, do Ministério da Cultura e do Casulo Cultural. A participação é gratuita.
Em 1993, Betinho criou a campanha nacional Ação Cidadania Contra a Fome, que mobilizou o país e atendeu a mais de 30 milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar. Irmão do cartunista Henfil, que dá nome ao Centro Cultural de Bocaiuva, e do músico Francisco Mário, todos três já falecidos, a ligação da família com a arte e a ação social é contínua. E é Regina Souza, sobrinha de Betinho, a idealizadora do projeto que colocará a cidade no centro das atenções culturais a partir deste sábado, com uma programação extensa e valorização dos artistas locais.
“A ‘Mostra Cultural Betinho’ é uma homenagem ao meu tio e é uma maneira de fomentar a cultura de Bocaiuva, promover a troca de vivências entre os artistas da região, com a valorização da cultura local”, diz Regina. A mostra vai continuar no ano que vem, com o lançamento de outro edital. Em 2024, o lançamento ocorreu em 23 de maio, data de aniversário da sua avó, Maria Figueiredo Souza. “Foi uma homenagem muito linda com apresentações artísticas. Agora, durante a mostra, serão sempre dois horários de apresentação. Às 16h e às 18h, a primeira mais voltada para o público infantil e a segunda para todas as idades”, destaca.
A programação foi definida e montada a partir de curadoria. “Acreditamos na formação de público e em ressignificar um espaço que até então não recebia atividades culturais”, disse Fabíola Versiani, responsável pela produção e divulgação local.
Danuza Carvalho, da Associação Arabalde, acredita que “a cidade é importante para a região e traz um legado cultural que precisa ser conhecido e preservado”.
PROGRAMAÇÃO:
AGOSTO
Sábado (10)
16h — Espetáculo Teatral — A Manutenção da Cultura Popular — Grupo Arraiá do Bambuzá
18h — Apresentação “Forró e Quadrilha Arraiá do Bambuzá”
SETEMBRO
Sábado (14)
16h — Catopés e Grupo Mirim
18:00 — Catopês o Rosário de Bocaiúva
Domingo (15)
16h — Show Felipe Dias
18h — Apresentação Amigos em Seresta
OUTUBRO
Sábado (12)
16h — Banda Xilique
18h — Show Rafael Carneiro e Banda
Domingo (13)
16h — Cantaquicontacolá — Papagaio Reginaldo
18h — Show Mari Narciso
NOVEMBRO
Sábado (16)
16h — Roda de Samba (Merão do Samba)
18h — Show Karla Valentina
DEZEMBRO
Sábado (14)
16h — Cantaquicontaculá
18h Folia de Reis — Canções e Danças – Grupo Arraiá do Bambuzá