Quem acessou o Google ontem, deve ter percebido a diferença em sua interface. O logotipo tradicional por um, em modelo de guitarra, que podia ser tocada ao passar o cursor em cima dela. O novo logotipo prestou homenagem ao famoso guitarrista americano Lès Paul, que completaria 96 anos caso estivesse vivo.
O artista homenageado iniciou na música muito cedo, com 13 anos de idade já era guitarrista profissional de música country. No decorrer do tempo seu talento foi sendo evidenciado, principalmente em apresentações solo. Lès Paul também ficou bastante conhecido em virtude de fabricar as suas próprias guitarras. Ele faleceu em 2009, nos Estados Unidos em decorrência de uma pneumonia.
Como inventor, Paul ajudou no surgimento do rock’n’roll e das gravações em vários canais, que permitiu aos artistas gravar diferentes instrumentos em momentos distintos, fazer um coral usando a voz de uma única pessoa, e então, cuidadosamente, equilibrar as faixas em uma gravação final.
Em 1952, a Gibson começou a produzir a guitarra Les Paul, que, ao longo dos anos, tornou-se uma das mais usadas na indústria da música e o modelo favorito de grandes nomes do rock, como Pete Townsend do The Who, Steve Howe do Yes, e Jimmy Page do Led Zeppelin.
Guitarrista de jazz, Les Paul colecionou vários sucessos em sua carreira, vários ao lado de sua esposa, Mary Ford. Entre 1949 e 1962, ele ganhou 36 discos de ouro e conquistou 11 vezes o primeiro lugar nas paradas, com hits como Vaya con dios, How high the moon, Nola e Lover.
