A notícia da morte do escritor, cantor e compositor Elthomar Santoro Júnior (56 anos) despertou muitos montes-clarenses na manhã de segunda-feira (29), que de imediato, manifestaram o seu pesar nas redes sociais, através de mensagens ao autor de “Rapariga do Bonfim”, não só por parte de colegas jornalistas, músicos, atores, mas de muitos amigos que o admiravam.
Santoro estava internado desde sexta-feira (26), depois que sofreu um infarto. Ele faleceu na manhã de segunda-feira (29), no Hospital Aroldo Tourinho.
Daqui já dá pra imaginar
- Santoro que poetou todas as poesias, que encantou todos os cantos, que caminhou pelos caminhos do som, das palavras, da irreverência, que se embalou de bebidas, histórias e amores, que contou estrelas no céu mais azul deste planeta, aquele céu que se esconde atrás dos montes claros perto da “Maiada” dos Santos Reis.
Santoro de tanta beleza que escreveu reluziu e se mandou no brilho de um cometa num dia de setembro. Daqui já dá pra imaginar Eduardo Lima, Reginauro Silva e Patão dizendo: Viche oia que chegou: Santoro/image/image.jpg?f=3x2&w=300&q=0.3"text-align: justify;">Santoro agora está na Pátria Espiritual. Vá pela Luz irmão. (Tino Gomes, cantor e compositor)
Vazio
Ele me imortalizou na pele da Rapariga do Bonfim e isso deu um peso substancial ao meu currículo e minha carreira... o vazio deixado será enorme, pois quem vai apertar meu interfone sem parar apenas pra me dizer que sou uma artista? (Isabel Lôpo, atriz)
Poesia impecável
Elthomar está presente na minha vida desde o início, quando em Montes Claros acontecia no fim da década de 80 o Rock da Cidade, onde a minha primeira banda se apresentava juntamente com outras bandas da cidade, esse evento era realizado por ele, ali tive o meu primeiro contato com as grandes composições do mestre Santoro. Santoro é um dos principais compositores da Música Popular Brasileira, uma poesia impecável, palavras perfeitas e instigantes, um talento nato inerente aos grandes. Ele vai fazer muita falta, pois era um grande amigo. Ele deixa um legado que muitas pessoas ainda precisam conhecer.
(André Águia, cantor e compositor)
Extraordinário
Uma pessoa agradável, talentosa, compositor extraordinário. Um artista do teatro e da música inteligente. Este para mim era o Elthomar Santoro. (Carlos Maia, músico)
Mente criativa
Montes Claros perde uma de suas mentes mais criativas. Um compositor de poesias. Uma figura de mundo próprio, com trânsito livre na contra-mão da sanidade que emburrece. Um revolucionário, que insistia em voo livre, além dos muros erguidos pela lucidez que limita e atrofia. Que a sua última viagem Elthomar, o leve ao infinito! (Rosilene Neves, advogada)
“Onde os namorados serão velhinhos, velhinhos e enamorados”...
Na última quinta participei de um show em Barbacena onde alguém gritou: “Rapariga do Bonfim”! E eu falei que essa era do amigo Elthomar Santoro. Como você foi longe, meu amigo, com sua poesia cantante. A música não conhece barreiras, ela voa livre com o vento, e sei que é assim que está esse grande artista Elthomar Santoro. Livre entre nuvens no céu, com alma leve de poeta. Ele que sempre me dizia: “Sou seu fã, porque você não tem frescura e canta minhas músicas”. Será sempre uma honra para cantar suas músicas, meu amigo e amado poeta! É uma perda enorme! Levarei você mais longe. Saio hoje daqui de BH, triste pra te ver pela última vez. Ainda sem acreditar que não verei mais a sua irreverência pelos Montes Tão Claros de nossa terra. Muita luz, paz, e música, nessa viagem de volta para casa. (Deborah Rosa, cantora e compositora)
Roqueiro
Conheci o compositor, músico, poeta e roqueiro Elthomar Santoro ainda na década de 80. Eu estava iniciando na música e Elthomar era nosso grande incentivador, organizando Eventos de Rock como o Rock da Cidade, entre outros, dos quais tive a sorte de ter participado. Era uma pessoa engajada nos movimentos artísticos, culturais e musicais que agregava bandas e músicos de vários estilos. Um dia triste para Montes Claros. Perdemos um ícone do rock que certamente ficará na história da nossa Música. (Marco Neves, músico e professor)
Aventura
Com a mania de voar com os pés no chão você fez uma linda passagem aqui na terra e poeticamente escreveu uma história chamada Vida! E eu adorei participar dessa aventura com você. Valeu amigo, siga em paz!. (Conceição Melo, artista plástica)
Sentindo falta do seu Rock’n’roll
- A gente vai ficar sozinho, sem a Rapariga do Bonfim, e mesmo voltando para Pasárgada onde somos amigo do rei, não conseguiremos mais viver na capital do capital, bela São Paulo terra da garoa. Eu bem sei que este é mesmo um país sacana, onde o governo esconde o pão e a polícia baixa o pau, onde os namorados eram velhinhos, velhinhos e namorados. E como numa lenda de uma canção, ficaremos daqui sentindo falta do seu Rock’n’roll vanguardista, das suas tiradas sarcásticas. Tanta falta vai fazer sua irreverência, que nosso coração imaculado cheio de amor e afeto, ficará sim ao certo com a mania de voar com os pés no chão. Gravada na nossa memória ficará a belezas das suas composições. Oh nossa língua portuguesa, eu pensava que gênios como você eram eternos por natureza. Mas ficará eterno no imaginário e nos nossos corações. Vá com Deus amigo! (Everaldo Ramos, professor)