Morre Antônio Abujamra, personalidade inesquecível do teatro brasileiro

O ator, diretor de teatro e apresentador Antonio Abujamra morreu na última terça-feira, 28, aos 82 anos. A morte foi confirmada pela TV Cultura, canal trabalhava desde 2000

Jornal O Norte
Publicado em 29/04/2015 às 08:16.Atualizado em 15/11/2021 às 16:34.







 

O ator, diretor de teatro e apresentador Antonio Abujamra morreu na última terça-feira, 28, aos 82 anos. A morte foi confirmada pela TV Cultura, canal trabalhava desde 2000. Abujamra morreu dormindo e o corpo foi encontrado na sua casa, em São Paulo.

Abujamra, de Ourinhos, interior de SP, era um multiartista, sendo atuante como autor, iluminador, tradutor, ator, diretor teatral e apresentador. Era reconhecido por ser pioneiro a introduzir no Brasil os métodos teatrais de mestres como Bertolt Brecht e Roger Planchon, com quem estudou.

Formado em filosofia e jornalismo, começou a carreira na plateia, como crítico teatral. Depois, tornou-se no início dos anos 1960, já integrante da cena teatral paulistana. Sua estreia como diretor profissional foi com “Raízes”, de Arnold Wesker, no Teatro Cacilda Becker.

Também no Rio, dirigiu a famosa montagem de “Antígona”, com Glauce Rocha, que provocou um dos incontáveis conflitos com a censura nos anos da ditadura. Também sofreu com a proibição de, entre outras peças, “O berço do herói” (base da novela “Roque Santeiro”), de Dias Gomes, em 1965, e “Abajur lilás”, de Plínio Marcos, em 1975.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por