Logotipo O Norte
Quinta-Feira,13 de Novembro

Montes Claros recebe maior turnê realizada pela rede Fora do Eixo

Jornal O Norte
Publicado em 04/11/2010 às 09:05.Atualizado em 15/11/2021 às 06:43.

A turnê Fora do Eixo, projeto de circulação de artistas do circuito Fora do Eixo, põe na estrada os argentinos Falsos Conejos, ao lado da banda Joseph Tourton, de Recife. Será a maior turnê que a rede Fora do Eixo já realizou, com impressionantes 35 datas em 43 dias, passando por dez estados: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe.



O primeiro desembarque acontece no interior de São Paulo, em Araraquara. Depois, a turnê segue para a capital paranaense e retorna ao interior paulista, com shows até o fim de outubro. No mês seguinte, as bandas invadem Minas Gerais e o Nordeste brasileiro, totalizando mais de 15 apresentações nas duas regiões, com passagem por quatro festivais importantes: 4º Contato em São Carlos (SP), Jambolada em Uberlândia (MG), DoSol em Natal (RN) e Festival Mundo em João Pessoa (PB). E Montes Claros será uma das cinco cidades mineiras que irão receber a turnê.



Mais uma ação do coletivo Retomada, que, desde 2007, estimula a diversidade musical e o intercâmbio cultural. As duas bandas se apresentarão na noite Fora do Eixo que acontecerá no dia 04 de novembro, no Terraço bar e restaurante, a partir das 20h.



O trio Falsos Conejos compõe rock experimental e psicodélico desde 2006, com influências de post e math-rock. No ano passado, o show dos Conejos foi eleito um dos dez melhores pela imprensa musical independente de Buenos Aires. Na tour, a banda apresenta YYY, disco fresquinho, lançado no início de outubro, através do compacto REC, projeto mensal de distribuição virtual de músicas, produzido colaborativamente pela Fora do Eixo Distro.



Ao lado dos argentinos, quem se apresenta são os recifenses Joseph Tourton, fundindo jazz, rock, guitarras distorcidas, música brasileira e toques eletrônicos. O quarteto também divulga um disco recente, de título homônimo, lançado mês passado através do programa Petrobrás Cultural. O disco conta com a produção de Felipe S. e Marcelo Machado do Mombojó e foi masterizado na Inglaterra.



O projeto de organização de turnês teve início em dezembro de 2009, quando começou a fazer parte do planejamento do Fora do Eixo. No decorrer do ano, conseguiu-se firmar como um dos principais projetos de circulação e viabilização de rotas integradas de shows, reunindo diversos produtores, comunicadores, casas de shows, coletivos e artistas.



Para Alan Lima, coordenador de planejamento do Coletivo Retomada, é muito importante para a cidade receber estas turnês.



- É uma oportunidade do público local conhecer mais sobre as coisas bacanas que vêm sendo produzidas por todo o país e não estão no foco dos veículos de comunicação de massa. Através das turnês Fora do Eixo, o Retomada já trouxe a Montes Claros bandas como Mini Box Lunar (AP), Nevilton (PR), Macaco Bong (MT), Porcas Borboletas (MG), Candeias Rock City (PE), Vandaluz (MG), Caldo de Piaba (AC), entre outras.



Mais de 40 cidades já receberam as turnês e aproximadamente 15 bandas já participaram do projeto.



- Acho fundamental que as regiões integrem-se cada vez mais, que as rotas se tornem ainda mais viáveis e sustentáveis, que o músico brasileiro tenha oportunidade de fato de formar público no país inteiro - comenta Gabriel Cardoso do Lumo Coletivo (PE), um dos responsáveis pela rota nordestina.



Outras informações sobre a Noite Fora do Eixo através do e-mail planejamento.retomada @gmail.com. Para conhecer mais sobre o Retomada e o Fora do Eixo, acesse www.retomada moc.blogspot.com e www.foradoeixo.org.br.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por