Michelle Tondineli
Repórter
A Cia Paulista de Artes apresenta em Montes Claros, até esta sexta-feira, o Labirinto das Sensações, em vários pontos da cidade. O intuito é de conscientizar a população sobre sexualidade e DSTs – Doenças sexualmente transmissíveis. De acordo com a integrante do grupo Rosângela Torrezin, a Cia Paulista de Artes é da cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo, e foi formada em 1991, por jovens amigos.
- As nossas principais atividades envolvem o público infantil, adulto, jovens, 3ª idade, o público LGBT, e temos uma constante busca pelo aprendizado. Desde 99, realizamos a arte preventiva como qualidade de vida, onde reunimos o prazer teatral à saúde - revela.
FOTO MICHELLE TONDINELI
Labirinto das Sensações aborda assuntos relativos à sexualidade.
O grupo foi contratado pela prefeitura municipal de Montes Claros para participar da semana DST/Aids. Rosângela conta que a companhia já se apresentou com o Labirinto em mais de 40 cidades e atende cerca de 400 pessoas por dia.
- O Labirinto é uma instalação onde as pessoas passam, de dois em dois, pelas diversas sensações dos cinco sentidos, falando sobre DST e Aids. Algumas sensações são para refletir sobra a sua sexualidade e qualidade de vida. Quem vem ao labirinto sempre volta trazendo outra pessoa, ele causa a mudança no comportamento das pessoas - afirma.
Segundo a atriz, a entrada no labirinto é gratuita e as pessoas ficam cerca de 7 minutos do lado de dentro.
- Queremos sensibilizar e informar a população sobre a epidemia DST/HIV/Aids, aumentar o conhecimento sobre DST/Aids, para que as pessoas possam conhecer e adotar práticas de sexo mais protegido, evitar contrair ou transmitir DST/Aids, desenvolver consciência crítica e tomar decisões responsáveis a respeito de sua sexualidade, valorizar e cuidar de sua saúde, reconhecer situações de vulnerabilidade. O grupo é contratado pelas prefeituras e realiza as apresentações nas cidades. De Montes Claros, vamos direto para Ubatuba em SP, logo após para Viena representar o Brasil, e já voltamos para Santa Catarina. São muitas viagens, não paramos um minuto - diz.
A estudante Amanda Ferreira visitou o Labirinto e concordou que as informações são úteis e práticas.
- Não existe aquele medo de alguém me ver querendo saber mais sobre prevenção a DST, o teatro encanta a todos e sem dúvida vale a pena assistir. O que mais gostei é que aprendi sobre prevenção em oito minutos, não precisei pesquisar na internet e nem discutir sobre isso em uma sala de aula na frente de todos - afirma.
Ela ainda comenta que quer voltar em outras apresentações com os amigos.
- Tenho que trazer meus amigos para visitar o Labirinto. Os artistas realizam um trabalho bem feito, e não posso deixar de comentar que eles não possuem vergonha de falar sobre sexo. Eles falam e pronto, é o que temos que saber e é o que muitas pessoas fazem e nem procuram se prevenir - diz.
O Labirinto das Sensações foi criado por Rosângela Peroni Brigoni e Edilaine Spinace, com direção de Marcelo Peroni, e conta no elenco com Ana Paula Castro, Basilides Ortega, Edivaldo Zanotti, Juliana Parize, Luiza Bitencourt, Marcelo Peroni, Marici Nicioli, Nando Perlatti, Rosângela Torrezin, Rodrigo Gatera, Vivi Masolli e Vladimir Camargo.
Dentre os espetáculos apresentados pela companhia estão A noiva de Nelson, Faz de conta, Carnaval Campeão, Cobrindo a Identidade, Cobrindo a Megera, Família Silva, Jovem, sim/image/image.jpg?f=3x2&w=300&q=0.3"http://www.ciapaulistadeartes.com">www.ciapaulistadeartes.com.
SEMANA DST/AIDS TEM MAIS TEATRO
Confira a programação:
Sesi em Cena: Três sessões diárias da peça Vírus não pensa, pessoas sim, adequada para adolescentes a partir da 7ª série, ou 12 anos. Apresentações até sexta-feira, pela manhã e tarde na escola estadual Eloy Pereira, no auditório da Santo Agostinho, no Poupança Jovem – Regional Maracanã e na Unimontes.
Dias 1º e 02 de julho, apresentação da peça teatral Pedaços de Vida, Balada, pela Cia de Teatro Condelon, para alunos da 7ª série. Seis espetáculos, manhã, tarde e noite, na escola estadual Levi Durães Peres e Caic Maracanã.
Hoje, acontece o encontro Positivo, das 13h às 17h, reunião fechada para soropositivos, funcionários do programa DST/Aids e Grappa.
