Muita reflexão sobre as questões ambientais, além de apresentações artísticas e culturais marcam as comemorações do Dia Nacional da Juventude, neste sábado, 27
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Neste sábado, 27 de outubro, jovens e adolescentes de todo Brasil comemoram o Dia Nacional da Juventude, que, na edição deste ano, tem como tema central Juventude e Meio Ambiente.
Em Montes Claros, a promoção é organizada pelo Setor Juventude Arquidiocesana, em parceria com a prefeitura municipal, com o objetivo de orientar os jovens a refletir sobre o Meio Ambiente.
O arquidiocesano, Ir. José Antônio diz que durante todo o dia serão realizadas atividades que orientem os jovens a se posicionar como protagonistas nas ações que podem ajudar a conservar e melhorar o meio ambiente, bem como perceber que também são responsáveis pelos males que atacam a Natureza.
- Estamos convocando os jovens a refletir as grandes questões que enfrentamos sobre a atitude humana frente ao meio ambiente, à luz de nossa fé em Jesus Cristo e Seu Evangelho – diz.
José Antônio ressalta que não há pretensão de que a data seja uma conclusão, mas uma ampliação do debate sobre estas questões.
- Pretende-se que este dia seja de fomento à construção de mudanças para um modelo de civilização em que predomine a sustentabilidade ambiental, social e econômica. Esperamos que a partir deste DNJ, o jovem comece a desenvolver uma consciência mais crítica a respeito de suas responsabilidades junto ao meio ambiente, tornando-se personagem ativo e atuante nas atividades que visem sua proteção – ressalta.
A programação, em todo Brasil, propõe um dia de reconciliações, cooperação, motivação e integração, por meio de dinâmicas, gincanas e momentos de reflexão e muita diversão, instigando a criatividade e o crescimento de Grupo de Jovens.
De acordo com os organizadores, em Montes Claros, a programação acontece na Praça da Matriz, das 16h às 22h, com apresentações artísticas e culturais. No entorno da praça serão montadas barraquinhas com bebida, comidas e artesanato, e palco, onde se apresentam as bandas Doutores do Forró, Anjos Urbanos e Seu Istylinga. Também estão previstas apresentações de hip hop e do grupo folclórico Saruê, da Unimontes.
No local, será montada, ainda, tenda com equipe médica que prestará assistência e orientação à saúde.
- Comemorar o Dia Nacional da Juventude é relevante para ajudar os jovens a se perceberem como sujeitos de direito e assumirem sua posição na sociedade. Jovens, venham participar conosco! – conclama Ir. José Antônio.