Seresta é um gênero musical do Brasil que rebatizou a mais antiga tradição de cantoria popular das cidades: a serenata. O ato de cantar canções de caráter sentimental à noite, pelas ruas, com parada obrigatória diante das casas das namoradas é encantador para muitas pessoas.
O dia municipal da Seresta, 22 de maio, será comemorado em Montes Claros, hoje, com a apresentação de vários grupos de serestas que integram o projeto Montes Claros em Serenata, do Sesc - Serviço social do comércio. Será na Praça da Matriz, a partir das 21h. A apresentação integra a programação especial dos 31 anos do centro cultural Hermes de Paula.
O projeto Montes Claros em Serenata conta com os seguintes grupos: João Chaves, Cordas e Vocais – do conservatório estadual de música Lorenzo Fernandez; Lola Chaves; Alegria de Viver; Namorados da Lua e Seresta da Unimontes – Universidade estadual de Montes Claros, além dos corais da AABB – Associação atlética banco do Brasil; e Manoel Meira, do Sesc.
Amanhã, 22, às 20h30, será a vez da Orquestra Mineira de Viola Caipira, que se apresentará sob a batuta do maestro Natanael Gonçalves, idealizador do grupo surgido em 2007. A orquestra, que tem conseguido se destacar por conta de um trabalho qualificado e profissional, apesar do pouco tempo de existência, é composta atualmente por 12 músicos, com idades que variam dos 12 aos 55 anos. Domingo, às 19h, a apresentação ficará por conta do grupo de sax Tocata.