Michelle Tondineli
Repórter
O Salão Internacional Contra o Racismo é uma realização do site brazilcartoon.com. Serão expostos cartoons do mundo inteiro no Montes Claros Shopping, de 28 a 30 de outubro. A comissão julgadora é composta por famosos cartunistas nacionais e internacionais: o chinês Liuyi Wang (professor e organizador do comitê AYACC), o iraniano Massoud Shojai (professor e diretor do site Iran Cartoon), o sírio Raed Khalil (diretor do site Syria Cartoon) os cartunistas Cau Gomez (Salvador), Jbosco (Pará) e Dálcio Machado (São Paulo), Georgino Jr. (Montes Claros) e Ziraldo, nomeado presidente do júri.
Os cartunistas mineiros, Lute (presidente da Cartuminas e chargista do Jornal Hoje em Dia) e Duke (chargista dos jornais O Tempo e Super Notícia), terão participação especial no evento lançando livros de charges e cartuns e participando do fórum contra o racismo.
De acordo com Márcio Leite, a exposição terá, além de humor, muita reflexão sobre o tema.
- O racismo está ligado à intolerância e à falta de amor entre as pessoas. Por ser um tema importante e mundialmente discutido, o Brazilcartoon.com propôs algo diferente: Discutir um assunto sério com bom humor. Fazer cócegas nos cérebros das pessoas, mas, acima de tudo, fazer pensar. Além da exposição, também realizaremos um fórum nas faculdades integradas Pitágoras, onde, para tratar do tema, teremos uma mesa com os cartunistas nacionais Dalcio, JBosco, Cau Gomes, Georgino Jr, Lute, Duke e Liu Wang da China, além da presença dos professores José Paulo (NEAB Unimontes) e Regina Célia (Fip-Moc), Deisianne Mendes (InterTV), Hilário Bispo (Necum) e Roberto Rolino (revista Negratitude) - afirma.
Márcio Leite é o idealizador do Brazil Cartoon.
O salão receberá cartoons do mundo inteiro, já chegaram mais de 500 gravurass.
- Países como Irã, Polônia, China e Turquia têm participação expressiva no evento. Isso mostra o poder do cartoon. Mais uma vez, essa linguagem universal tem a capacidade de unir pessoas a favor de um mundo melhor. A seleção dos cartoons para exposição acontecerá no dia 20 de outubro, vamos escolher 100 cartoons, obedecendo os seguintes critérios: originalidade da ideia, humor, qualidade do desenho e técnicas empregadas - diz.
O brazilcartoon.com surgiu em 2007 com o salão internacional pela Floresta Amazônica, que foi um sucesso. Depois, foi realizada a mostra internacional de caricaturas Godofredo Guedes em 2009 e em 2010 foi realizada a mostra Iraniana de Desenhos de Humor com a presença do Iraniano Massoud Shojai, diretor do irancartoon.com, em Montes Claros.
- Os resultados estão sendo muito positivos. O público regional, os cartunistas nacionais e internacionais que participam e as empresas que apoiam estão cada vez mais próximas dos eventos culturais realizados pelo brazilcartoon.com. Os salões de humor funcionam como vitrines, para mostrar o trabalho de quem já é conhecido e também dos novos talentos que ainda estão em busca de espaço. No Brasil não existe curso superior para cartunista. Os cartunistas são, na maioria, autodidatas. Expor obras do mundo inteiro cria uma boa oportunidade para que técnicas de desenho, pintura e humor sejam vistas de perto - afirma.
Em Montes Claros, será realizado um projeto que pretende levar o cartoon até o povo e facilitar o acesso do público que gosta e do que ainda não conhece este tipo de arte.
- A partir desta semana, uma parceria entre ATCMC e Brazilcartoon vai divulgar nos principais pontos de ônibus da cidade, através de plotagens, vários cartoons selecionados para a exposição contra o racismo. O Humor no Ponto é uma maneira de colocar o povo em contato direto com o cartoon. São iniciativas como esta que queremos promover na cidade. Afinal, o humor pode ocupar todos os espaços - diz.
Segundo Márcio Leite, é muito difícil viver só do cartoon. Mas, não é impossível.
- Abrir oportunidades no mercado de trabalho para cartunistas profissionais e principalmente para os novos talentos é a missão do brazilcartoon.com. Vamos criar ano que vem uma fundação ou OSCIP chamada Brazil Cartoon, para apoiar e valorizar os cartunistas, principalmente os jovens que têm talento e não têm acesso às técnicas e oportunidades no ramo -finaliza.
Outras informações: infobrazilcartoon@gmail.com ou (38) 9121-0501. Conheça também o site www.brazilcartoon.com.
