Michelle Tondineli
Repórter
Acontece hoje, 28, às 19h30, no Necum, localizado na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, 20, Centro, o primeiro Dia Internacional de Animação da cidade. Com entrada gratuita, a mostra de curtas nacionais e internacionais acontece em mais de 400 cidades do Brasil e em 30 países.
Pelo sexto ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma mostra, simultânea e gratuita, de curtas-metragens nacionais e estrangeiros.
Haverá exibições em mais de 400 cidades do país, organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica.
A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para comemorar o Dia Internacional da Animação. Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.
O DIA tem patrocínio do Fundo Nacional de Cultura, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, e da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural. No Estado de São Paulo, o DIA tem o apoio do ProAC 08 – Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Arte do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Além da parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração do DIA em diversos países no mundo.
Em 2009 foram inscritos 126 curtas-metragens em animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados nove para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes no Brasil e nos países membros da Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA).
Em Montes Claros, a Mostra Oficial – Curtas Brasileiros e Estrangeiros é recomendada para maiores de 16 anos, sob a coordenação de Clécius Rodrigues. Ele explica que o “Dia Internacional da Animação” é comemorado através de projeções de filmes, oficinas, exposições e demonstrações de técnicas.
- Apesar de ser a sexta edição do Dia Internacional da Animação é a primeira vez que ele esta sendo comemorado em Montes Claros. E como dispúnhamos de pouco tempo e recursos, teremos apenas mostras nacionais e internacionais, revela.
Os filmes nacionais apresentados serão A Princesa e o Violinista sob direção de Guto Bozzetti de Porto Alegre, Queda Livre de. Marcelo Vidal e Renan de Moraes do Rio de Janeiro, Papercut de Pedro Eboli de São Paulo, O Jumento Santo e a cidade que se acabou antes de começar de William Paiva e Leo D de Olinda – PE, O Quarto do Jobi – Boca Aberta sob direção de Andrés Lieban do Rio de Janeiro, O Anão que virou Gigante de Marão
do Rio de Janeiro, Linhas e Espirais de. Diego Akel de Fortaleza, Dossiê Rê Bordosa sob direção de César Cabral de Santo André – SP.
Entre os filmes internacionais estão Animal Instinct da
Australia, de Cameron Edser e Michael Richards, Multfilm da Rússia, de Andrei Bakhurin, História Trágica com final feliz de Portugal sob direção de Regina Pessoa, Global Warming da Austrália de Sheldon Lieberman e Igor Coric, História de um Caramelo Portugal de Pedro Mota Teixeira, E2-E4 da Rússia de Eduard Sidoruk, The 13th Round da Coréia do Sul de Lee Yun-Seok, The Shoemaker in Heaven - a fairy-tale Animation da Rússia de Andrei Bakhurin, Selva da Rússia sob direção de Artur Merkulov, Poles Apart da Austrália de Paul Lalo, Xue Sen Wong e Steven Smith, Eye to Eye dos EUA de Jimmy Andrews.
Clécius explica que nenhum filme montesclarence será apresentado. A pretensão é de que no próximo ano possa ter um.
- Quem sabe ano que vem conseguimos alguém daqui da cidade. Depende dos contatos que eu fizer este ano. Esperamos no ano que vem, posamos trazer mais coisas, como oficinas, palestras e mostras paralelas (mostra mineira, infantil e outras)
Por se tratar de uma vertente de cinema, Clécius explica que o DIA é importante para a cidade.
- Todo mundo gosta, mas tem pouco acesso. A difusão é fomento da animação aqui em Moc. Pode unir mais profissionais e apreciadores, porque Montes Claros já tem público o bastante interessado em tal evento, afirma.
O estudante Rogério Ribeiro diz que animação faz parte de sua vida diária. Ele revela que não poderá faltar ao evento.
- Algumas pessoas são preconceituosas, e não valorizam a animação. Trabalhar o imaginário de uma forma divertida é bastante significativo, nem que seja para um vídeo rápido só para distrair uma criança ou um adulto poder relaxar depois de um longo dia de trabalho, diz.
Clécius forma parceria com Ana Thereza Terence e Ian Marquez Silva (ambos estudantes de publicidade), e diz ter sido uma boa empreitada.
- Sem falar na questão da parceria com o Necum, que nos cedeu o espaço. Sou animador também, e alguns dos meus vídeos estão no youtube e portacurtas da petrobraz em meu nome. A minha inspiração vem do cinema. O desejo de fazer cinema, mesmo que dentro de casa, numa pequena mesa ou no computador. Já que a animação possibilita esse acesso a imagem em movimento com baixo orçamento e muita imaginação, finaliza.
Para mais informações sobre o evento (38) 3215-7608 ou keleubr@yahoo.com.br. Visite o site de animação www.diadanimacao.com.br.