Michelle Tondineli
Repórter
Montes Claros ganha hoje mais uma casa de eventos culturais, a Casa Fora do Eixo, que será inaugurada pelo Coletivo Retomada, logo mais, às 22h.
De acordo com uma das organizadoras do evento, Lorena Bastos, para essa comemoração o Coletivo preparou shows com três bandas.
- A banda SoFia, de Montes Claros, que desenvolve um rock alternativo com pitadas de hard rock e vem se destacando na cena local desde 2003; a banda 4 Instrumental, da cidade de Sabará, que se apresenta em Moc pela segunda vez; e a banda Macaco Bong de Cuiabá, também de volta à cidade pela segunda vez. A banda matogrossense é referência no estilo e é símbolo da movimentação Fora do Eixo - diz.
A Casa Fora do Eixo, de acordo com Lorena, pretende fomentar a cultura urbana e também proporcionar um intercâmbio cultural com outras regiões do país.
- A primeira Café - Casa Fora do Eixo surgiu em Cuiabá - MT com a proposta de fomentar a música independente. Atualmente, existem mais duas no país, esta de Montes Claros e uma em Anápolis – GO - afirma.
O Circuito Fora do Eixo é uma rede de trabalhos colaborativa, que desenvolve ações pautadas pelos princípios da economia solidária e da tecnologia livre.
- Hoje, o circuito é formado por 48 coletivos culturais espalhados pelo país e é representado em Montes Claros pelo Coletivo Retomada, que está desde 2007 trabalhando por esta representação e atualmente é formado por núcleos de planejamento, produção, comunicação, distribuição, audiovisual, sonorização e design, desenvolvendo ações que buscam integrar a música independente com outras artes, e, junto com outras nove cidades, forma a rede estadual do circuito, chamada Fora do Eixo Minas - explica.
A Cafe Montes Claros será um espaço cultural para o fomento da música independente e a integração da mesma com outras artes.
- Na Cafe, além de shows, iremos realizar também performances teatrais, exposições, seminários, mostras audiovisuais e oficinas, sempre incentivando atividades de fomento à cultura urbana. Neste ano, o Retomada pretende ampliar ainda mais a sua área de atuação, além de potencializar as ações que já desenvolve, como as Noites Fora do Eixo e o festival Pequi Rock, que é o festival de artes integradas realizado pelo coletivo desde 2006. E, através do espaço, agora temos a possibilidade de estimular ainda mais o cenário independente local, criando mais oportunidades para a cultura que é produzida na cidade - finalizou.
A Casa Fora do Eixo Montes Claros é na Avenida Dulce Sarmento, 233, Bairro São José. Mais informações: www. retomadamoc. blogspot.com e www.foradoeixo.org.br.
MOVIMENTAÇÃO PARA NOVOS EVENTOS E SHOWS
Com a chegada da Casa Fora do Eixo, as bandas esperam por novo espaço e oportunidade de apresentação e de mostrar o trabalho que realizam. Para eles, é uma tentativa válida de cobrir o buraco que existe de espaço físico e de eventos para as apresentações.
Segundo o vocalista da banda Sofia, João Paulo Pajé, a Casa Fora do Eixo surgiu para traduzir o trabalho que o Coletivo Retomada está realizando em Montes Claros nos últimos anos.
- É um aumento significativo das ações em prol da cultura independente. Especialmente para os artistas, a Casa Fora do Eixo não é só mais uma porta que se abre para mostrar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos, mas também é a consolidação de um projeto de fomentação cultural - afirma.
Segundo João Paulo, para 2010, a banda SoFia tem planos de terminar as gravações e lançar o primeiro CD, além de realizar a produção de mais um videoclipe.
- Para a inauguração da Casa Fora do Eixo, estamos preparando um show agitado, com repertório basicamente autoral e contando com a interação e a animação do público sempre fiel aos nossos shows. Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho é só acessar www.bandasofia.com, onde há conteúdos diversos sobre a banda, como fotos, vídeos e músicas - diz.
Para o músico Cásar Augusto, a Casa Fora do Eixo só vem a acrescentar para Montes claros e região.
- É uma nova alternativa para quem gosta de ouvir música aqui, até mesmo pelo segmento musical alternativo que a casa adota, diferente das casas de shows existentes na cidade. A Casa Fora do Eixo tem o caráter cultural que irá preencher uma lacuna significativa, apoiando diversos segmentos artísticos de Montes Claros, Minas Gerais e Brasil, já que a casa está interligada com o Fora do Eixo, que está firmando cada vez mais suas conexões no Brasil. Quem realmente goste de arte de maneira geral sempre estará presente na Casa Fora do Eixo de Montes Claros, independente da classe social. A elite tem maior acesso a cultura e a arte em geral, já outras classes não têm o mesmo acesso, mas isso já é um outro debate para outro momento, e não para essa festividade - finaliza.
A Cafe está aberta a parcerias, com artistas, produtores, grupos de teatro etc. Os interessados podem entrar em contato através do e-mail coletivoretomada@ gmail.com.