Da esquerda para a direita: os artistas que estarão presentes na exposição — Carlos Muniz, Onofre Santos e Felicidade Patrocínio (montagem/arquivo pessoal)
A exposição “Viva Montes Claros — 167 anos” realizada entre os dias 17 de julho a 10 de agosto no Centro Cultural Hermes de Paula, região central de Montes Claros, reunirá artistas plásticos mineiros que têm se destacado com obras que enriquecem a cultura regional e nacional.
Um dos convidados é o montes-clarense Carlos Muniz, expoente da arte abstrata brasileira e que participou de vários salões de arte, de exposições individuais e coletivas no Brasil e em países como Japão, Portugal, Estados Unidos e África do Sul. Ao longo da carreira como artista, recebeu diversos prêmios, tais como V Bienal Nacional (Santos–SP), XII Salão Nacional de Artes Plásticas, Funarte/Ibac (Rio de Janeiro e Brasília), Salão de Arte Biossintética (São Paulo), dentre outros.
Recentemente, Muniz expôs no Rio de Janeiro, na galeria Patrícia Costa, no Shopping Cassino Atlântico, sob a curadoria de Vanda Klabin. Nesse período, houve também o lançamento de um projeto audiovisual do cineasta Pedro Paulo Mendes sobre seus trabalhos e show de sua filha Lúcia Muniz.
Outro convidado da exposição é o artista plástico João Rodrigues, que já expôs suas obras em diversas cidades brasileiras e exterior. Em seus trabalhos, Rodrigues explora figuras humanas contorcidas, homens e mulheres, envolvendo tensão e sutil sensualidade.
“Me sinto orgulhoso e envaidecido de fazer parte de uma exposição tão importante e significativa”, disse.
AUTODIDATA
Onofre Santos nasceu em uma fazenda em Riacho dos Campos, a 35 quilômetros de Montes Claros. Filho de lavradores, mudou-se para Montes Claros ainda criança, devido às muitas dificuldades que enfrentavam.
Nos anos 70, a família seguiu para São Bernardo do Campo, interior de São Paulo. E lá, a convite de um amigo que muito o incentivou, foi estudar na Associação São Bernardense de Belas Artes. Tanto alunos quanto professores avaliaram e valorizaram seus trabalhos. De lá para cá, tem exposto seus trabalhos em diversas cidades brasileiras.
“Participar desta exposição em uma galeria de referência de Montes Claros, no CCHP, é muito importante para mim como artista. E, especialmente nesta data, que é o mês de aniversário da cidade que amo, minha terra natal, de um povo acolhedor, fico muito feliz. É uma cidade que vem se destacando em seu desenvolvimento, crescimento, arte e cultura. Parabéns, Montes Claros”, disse.
RECONHECIMENTO
Para a escultora, ceramista e escritora, Felicidade Patrocínio, é uma satisfação enorme participar da exposição “Viva Montes Claros”. “É uma mostra que reúne nomes da mais alta estirpe das artes plásticas da cidade. Mesmo gostando de escrever e publicar livros, como artista plástica tenho sido fiel a este fazer, tendo já realizado dez exposições individuais e participado de dezenas de coletivas, inclusive no exterior, Nova York e Montevidéu”, disse.
Sendo uma das fundadoras da Associação das Artes Plásticas de Montes Claros, ocupando o cargo de presidente por três vezes, confessa ter dedicado a ela um amoroso e dinâmico trabalho. Grata pelo reconhecimento de sua arte na cerâmica e escultura, através de premiações em salões e concursos literários, bem como medalhas concedidas por governo e instituições culturais de Montes Claros, ela reconhece sua dívida com esta cidade que tanto enriquece através do calor humano de seu povo e da beleza de sua cultura.
“Montes Claros cresce e se agiganta em todos os aspectos, das universidades, às indústrias que se instalam em canteiros ao seu redor, na elevação do índice de qualidade de vida do seu povo. Quem aqui chega quer permanecer e quase sempre permanece. Parabéns, Montes Claros. Para demonstrar meu carinho e gratidão, tenho criado e executado arte para seus espaços públicos e agora nesta exposição estarei inscrevendo na arte que apresentarei traços e entalhes reveladores do seu patrimônio histórico”, revela Felicidade.
EXPOSIÇÃO: VIVA MONTES CLAROS — 167 ANOS
LOCAL: Centro Cultural Hermes de Paula, Praça da Matriz.
VERNISSAGE: 17 de julho, 19h30.
PERÍODO: 18 de julho a 10 de agosto.
Entrada: gratuita.