O Governo Federal, através do ministério da Cultura e da Fundação Palmares, lançou o Edital Seção Pública para Apoio a Projetos: I Edital Procultura – Núcleo de Formação Cultural da Juventude Negra. A ação está em conformidade com o Plano de Trabalho Anual do Fundo Nacional da Cultura, aprovado em setembro deste ano, e é destinado a instituições educacionais e culturais, públicas e do terceiro setor, que tenham como foco de atuação o ensino superior.
O Edital tem por objetivo selecionar projetos para implantação de dez núcleos de formação cultural (NUFOC), em dez estados brasileiros, sendo duas instituições selecionadas em cada região do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
PROJETOS
Os projetos devem ser elaborados para viabilizar o acesso de jovens afrobrasileiros, entre 16 e 25 anos, a uma capacitação técnico-cultural. Sua finalidade deve ser a formação de agentes culturais, aptos a atuar como promotores da cultura afrobrasileira no mercado de trabalho e em suas comunidades, conscientes das habilidades específicas necessárias à execução das atividades e com claro entendimento sobre a forte influência da cultura africana na formação da sociedade brasileira.
A meta da iniciativa é viabilizar a formação intelectual e técnica de seis mil jovens negros: três mil universitários e três mil estudantes do ensino médio com a formação concluída, oriundos das classes sociais C, D e E, de todo o Brasil.
O aporte de recursos para este edital é da ordem de seis milhões de reais, dos quais, cerca de cinco milhões serão destinados para os NUFOC e o restante para custos administrativos e de divulgação.
COMO PARTICIPAR
As inscrições das propostas devem ser feitas até 11 de dezembro pela internet no site do Ministério da Cultura: http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/
As dúvidas poderão ser respondidas pelo endereço eletrônico editalnufoc@palmares.gov.br, ou pelo telefone (61) 3424-0185.