Michelle Tondineli
Repórter
No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado hoje, 12 de junho, por ser véspera do Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido a suas pregações a respeito da importância da união familiar, combatida pela heresia da época, chamada catarismo. O casamento gerava filhos, que a seita catara condenava, pois acreditava que o mundo era intrinsecamente mau, criado por um deus mau.
Em Montes Claros, para comemorar a data, o teatro Cândido Canela, do centro cultural Hermes de Paula, realiza apresentação de Leo Mattus e Renato Raiz. Integrantes do projeto de músicas autorais a que deram o nome de Minascumpraia, Mattus, mineiro, e Raiz, santista, pisam pela primeira em palcos de Montes Claros e desembarcam na cidade em meio a uma viagem que empreendem por todo o país, divulgando o CD Boa Viagem, para um único show, às 20h30, com ingressos a R$ 5.
- O repertório da dupla deixa clara a influência que recebe de vários ritmos musicais, com destaque para incursões na MPB, no reggae e no folclore - diz Ricardo Simões, assessor da dupla.
Ele acrescenta que a viagem para divulgação do CD teve início há alguns meses pelo litoral santista, ganhando outros estados, e que, desde então, jamais foi suspensa. Uma viagem que conta com uma atração que alguns até denominariam de heroína.
- É que temos percorrido o país numa velha rural, modelo F-85, ano de fabricação 1971. Uma quarentona, é verdade, mas onde cabe tudo que precisamos e que seja necessário para um show - afirma.
A rural leva todo o equipamento de som e luz, facilitando as apresentações que acontecem ao longo da viagem e na maioria das vezes de forma aleatória e inusitada.
- As apresentações ocorrem em teatros, praças, ruas e bares. Em locais possíveis. Caso contrário, a apresentação aconteceria de qualquer forma, em qualquer lugar da cidade, levando a mensagem do projeto que trata do amor, do intimismo e das reflexões quotidianas - diz.
A dupla se apresenta acompanhada de violões, saxofone, kalimbas, percussões e outros instrumentos que compõem os arranjos das canções de forma simples e com identidade.
- Uma simplicidade e autenticidade, aliás, que ainda este ano deve ultrapassar as fronteiras do país. Estamos preparando uma turnê pela Holanda, Alemanha e Suíça, onde esperamos receber a mesma atenção que o povo brasileiro nos tem dado - finaliza.
