Metamorfose é apresentada por alunos da Funorte

Jornal O Norte
Publicado em 01/12/2009 às 11:02.Atualizado em 15/11/2021 às 07:18.

A disciplina Teatro, constante na grade curricular dos acadêmicos do 4º período de Comunicação Social - Jornalismo das Faculdades Integradas do Norte de Minas têm como trabalho final uma apresentação teatral. O objetivo é colocar em prática tudo que foi visto durante o semestre, além de despertar o espírito cultural dos alunos e do público em geral.



A apresentação deste semestre acontecerá amanhã, terça-feira, a partir das 20h40, no pátio do Campus São Luis da Funorte, à rua Lírio Brant, 787, bairro Melo. A apresentação é gratuita e tem classificação.



A obra escolhida para a apresentação foi A Metamorfose, de Franz Kafka, que, segundo a professora Roberta Cangussu, segue uma proposta contemporânea, híbrida, com utilização de recursos de audiovisual e estética minimalista.



Roberta acredita que a encenação teatral é a melhor maneira de perder a timidez e sentir na pele o que é a fé cênica.



- A função do teatro dentro do curso de comunicação é extremamente importante, pois ele auxilia nas práticas inerentes a este ramo, como postura, voz e a própria técnica teatral. Só é possível aprender teatro, fazendo teatro.



Marcelo Ribeiro, acadêmico e personagem principal da peça, afirma que este trabalho é a forma mais viável de se colocar em prática tudo que aprendeu.



- Confesso que quando fui convocado pela professora Roberta a participar do teatro deu um friozinho na barriga, eu não queria de jeito nenhum atuar. Mas acredito ter ido bem na disciplina e agora só depende de mim uma boa atuação. Farei de tudo pra que todos aproveitem e se divirtam.



A história começa em uma manhã, quando, ao acordar para o trabalho, Gregor – personagem principal da trama - vê que se transformou num inseto horrível com um dorso duro e inúmeras patas. A princípio, as suas preocupações passam por pensamentos práticos relacionados com a sua metamorfose. Depois, as preocupações passam para um estado mais psicológico e até mesmo sentimental.



Gregor sente-se magoado pela repulsa dos pais ante à sua metamorfose. Apenas a irmã se digna a levar-lhe a alimentação, mas mesmo assim a repulsa e o medo também começam a se manifestar. A metamorfose de Gregor vai além da modificação física. É, sobretudo, uma alteração de comportamentos, atitudes, sentimentos e opiniões. Ele passa a analisar as coisas que o rodeiam com muito mais atenção.



Outra metamorfose ocorre no seio familiar: o pai volta a trabalhar, a irmã –Grete - também arranja um emprego e eles passam a alugar quartos na própria casa onde moram. As atitudes dos pais perante o filho retratam ao leitor a idéia que este era apenas o “sustento” da casa. A metamorfose de Kafka não conta apenas a história de um homem que se transformou num inseto. É sobretudo uma história de alerta à sociedade e aos comportamentos humanos. Nesta história, Kafka presenteia-nos com a sua escrita sui generis, retratando o desespero do homem perante o absurdo do mundo.



Interessante perceber que em nenhum momento da obra Gregor se dá conta realmente que se transformou num inseto. Apenas observa seus novos membros, órgãos e hábitos, mas com o tempo se acomoda na nova condição sem realmente entender no que se tornara.



Contato para mais informações, com a professora Roberta Cangussu (38) 9168-2533.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por