Emoção pelas ruas

Mastro de Nossa Senhora do Rosário é erguido em cerimônia em Montes Claros

Márcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 15/08/2024 às 19:00.
Raquel Muniz, guardiã da bandeira de Nossa Senhora do Rosário em 2024: " é um momento de emoção e fé" (Márcia Vieira)

Raquel Muniz, guardiã da bandeira de Nossa Senhora do Rosário em 2024: " é um momento de emoção e fé" (Márcia Vieira)

Na estreia dos desfiles dos Catopês, Marujos e Caboclinhos, Montes Claros viu suas ruas encherem-se de participantes. A atividade teve início na sede da associação no bairro Morrinhos, com a presença de mestres, dançarinos e devotos. Raquel Muniz, médica, ex-deputada federal e reitora do Centro Universitário Funorte, organizou um jantar durante o evento. Ela é a guardiã da bandeira de Nossa Senhora do Rosário, e o desfile incluiu cantos, danças e homenagens aos santos. 

Em seguida, o cortejo saiu em direção às ruas da cidade. “Muita emoção sair dessa rua, passar pela rua em que morei e minha mãe mora até hoje. É um momento de muita fé!”, disse Raquel. 

Centenas de pessoas na praça Dr. Chaves aguardavam a passagem dos protagonistas da festa, com destino a Igreja do Rosário, onde aconteceu o momento sagrado: o levantamento do mastro, que é como uma abertura para o cortejo na manhã do dia seguinte, quando ao chegar a igreja, são coroados os reis rainhas da festa. 

“É o estabelecimento de conexão entre o Divino (o santo festejado), os humanos vivos e a ancestralidade (os Catopês, Marujos e Caboclinhos que já morreram), renovando a promessa feira no princípio de cada terno e incorporando os iniciantes como tais”, explica o antropólogo João Batista de Almeida Costa. 

Simone Mota e Wilton de Pinho Veloso são os Festeiros do Rosário este ano, e para o casal, é a realização de um sonho. “Minha mãe foi Caboclinha e eu até então só participava assistindo. Sou arte educadora e era o meu sonho. Está se realizando e estamos aqui hoje para festejar, esperançar”, comemora. 

O fotógrafo carioca Antônio Carlos Pivanti se apaixonou pela montes-clarense Luciana Brant e pelas Festas de Agosto. Morando em Montes Claros há três anos, ele destaca que a paisagem que o Norte de Minas oferece, com sua seca, é um rico material para a fotografia. Em 2016 conheceu as Festas de Agosto e direcionou a sua lente para o evento. “ Vi a quão rica é a cultura Catopê. Desde então não perco uma festa dessa e de certa forma tenho promovido essa cultura para outros estados, sobretudo para o meu estado Rio de Janeiro. Hoje fui eu quem arrastou a Luciana para cá”, conclui.

Nesta noite dessa última quinta-feira (14), o mastro levantado foi em honra a São Benedito, trazendo devotos para o centro histórico de Montes Claros.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por