Michelle Tondineli
Repórter
O Movimento pela Cultura de Minas Gerais é integrado por dezenas de artistas, técnicos, produtores e militantes da cultura que há cerca de dois meses vêm discutindo a realidade da área no estado.
De acordo com a militante da cultura, filiada ao PT desde 1997 e secretária nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores, Morgana Eneile, vários manifestos têm sido feitos por diversos grupos em todo o Brasil.
- Tem partido da Cultura, pauta na mídia impressa e nos blogs especializados. E isso é muito bom. Em primeiro lugar, porque este governo ajudou a mobilizar inúmeros setores da sociedade, principalmente através das conferências e consultas públicas. Na cultura, isso se deu de forma muito proveitosa desde as câmaras setoriais, inéditas em muitas áreas, como, por exemplo, nas artes visuais e na moda. Em segundo lugar, porque os resultados apresentados pelo ministério da Cultura, durante o atual governo, criam uma grande expectativa em relação à continuidade e ao aprofundamento das políticas públicas para o setor, como a aplicação do plano nacional de cultura e das 32 prioridades definidas em nossa conferência - afirma.
Para Morgana, os movimentos sociais sabem que o momento propício para a pressão política e a ação, sem dúvida, é durante o período eleitoral.
- Para nós, do Partido dos Trabalhadores, um programa é um documento construído em muitas fases. Ele começa com a consulta aos militantes de base, de dentro e de fora do partido, passa por etapas estaduais e envolve especialistas no debate, até desembocar na construção com todos os partidos que fazem parte da nossa coligação. Depois de todo esse processo ele ainda não será perfeito nem hermético, mas continuará aberto à crítica e à avaliação contributiva de toda a sociedade durante o período eleitoral e mesmo durante a aplicação deste no governo - diz.
Como forma de divulgar suas ações, o partido da Cultura disponibiliza no blog um espaço para publicação de artigos, relatórios de atividades e vídeos, que mostram o apoio e as propostas de ação para o movimento.
- Quem tiver interesse em produzir vídeos ou artigos para serem publicados no blog do partido da Cultura e assim mostrar ao restante do país as construções que precisam e que estão sendo feitas no Amazonas pode entrar em contato através do email partidodacultura. am@gmail.com ou acessando o www.partido dacultura.blogspot.com – afirma.
A assinatura deverá ter o nome completo da entidade, a sua área de atuação (quando for necessário) e o nome completo de quem se responsabiliza pela adesão ao manifesto. No caso de adesão individual, deverá ser explicitado o nome completo da pessoa, a profissão ou atividade e o número do RG. A adesão ao manifesto deverá ser enviada para o email manifestodacultura deminas@gmail.com.