Mais uma montes-clarense classificada no ‘The Voice’

Jurados viram as cadeiras para Emanuely Kamily, de 12 anos, que arrancou aplausos depois do sucesso de outros três adolescentes da cidade no talent show

Adriana Queiroz
13/02/2019 às 07:01.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:31
 (ARQUIVO PESSOAL)

(ARQUIVO PESSOAL)

Mais uma vez, Montes Claros é representada no “The Voice Kids”, talent show de canto exibido pela Rede Globo. Os jurados Carlinhos Brown, Claudia Leitte e a dupla Simone & Simaria viraram as cadeiras, no último domingo, para Emanuely Kamily de Souza, de 12 anos.

Outras três montes-clarenses brilharam em edições passadas do programa: Mariana Ribeiro, Hadassa e Lúcia Muniz, que se classificou no programa interpretando “Moving On”, da banda inglesa Metalcore Asking Alexandria.

Já a adolescente Emanuely Kamily soltou a voz com “Mercedita”, canção do folclore argentino sucesso no Brasil. Filha de Graciele e Jovenêz José de Souza, ela cresceu ouvindo o pai, o irmão e o tio tocarem.

“Emanuely cresceu nesse ambiente musical, mas gostava muito também da Galinha Pintadinha (canção infantil). Com o tempo, tomou gosto pelo sertanejo, estilo que ouvimos muito em casa. Mas ela gosta de música no geral”, diz a mãe.

A ideia de participar do programa foi da tia Janine. Até então, Emanuely de nada sabia. “A boa surpresa foi quando o e-mail chegou confirmando a participação. No início ela ficou meio assim... Mas curtiu bastante a ideia”, lembra a mãe.

Emanuely cursa aulas de violão e teclado. É a música que ela quer para a vida toda, além do sonho de ser veterinária. É apaixonada por animais. Tem cachorros e gatos. E gosta muito de curtir a natureza. Nos momentos de lazer, gosta de cavalgar, tomar banho de cachoeira, pintura em tecidos e mais: levar as amigas pra casa dançar. “Adora dançar forró e cantar. Cantar sempre”, afirma Graciele.

Além de ouvir os sertanejos Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, Simone & Simaria, Gusttavo Lima e Zé Neto & Cristiano, Marília Mendonça, entre outros, Emanuely gosta muito de estudar. “No ano passado, ela fez o 6º ano em Boa Sorte, Claro dos Poções. Neste ano, estamos tentando uma vaga em alguma escola de Montes Claros”, diz Graciele.

A aprovação dos três jurados foi uma surpresa para a menina. “Apesar de dar o meu melhor, esperava só as coleguinhas pelo estilo musical. Mas fiquei feliz que nem conseguia acreditar. É inexplicável essa reação”, conta Emanuely.

A garota diz que as razões para a escolha da música “Mercedita” vão além da história, do ritmo “marcante e forte” da música. “É também pelo fato de ser muito ouvida pelos meus avós, que tocam. E com isso, meu irmão conheceu e me apresentou. Não sei bem explicar, mas essa música me tocou muito”, diz Emanuely.

“Mercedita” foi gravada com êxito por Ramón Sixto Ríos na década de 1940. A música alcançou sucesso nacional e internacional com as gravações de Ramona Galarza em 1967 e do grupo Los Chalchaleros, em 1973. Trata-se de uma canção de amor não correspondido, considerada, junto a “Zamba de mi esperanza”, como a mais famosa música folclórica da Argentina e uma das 13 mais populares do país.

Quem orienta Emanuely é Leila Britto, cantora com mais de 26 anos de carreira e que transita entre os gêneros musicais erudito e popular, interpretando músicas nacionais e internacionais.

“É gratificante e honroso pra mim, enquanto ‘orientadora’ de Emanuely Kamily, falar de seu talento. Ela é uma artista sensível, humilde, delicada e dedicada, imbuída de musicalidade internalizada e visível, dona de uma personalidade artística já bem avançada. Demonstra com emoção e facilidade o que tem de mais verdadeiro. Nossa orientação, de maneira interativa e personalizada, tem a intenção de proporcioná-la vivências diversas para descobrir, cada vez mais, seu ‘eu artístico’ e solidificar edificações desse potencial artístico montes-clarense”, diz Leila.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por