Michelle Tondineli
Repórter
Na próxima terça-feira, 7 de setembro, os brasileiros celebram os 188 anos da proclamação da independência do país, no ato conhecido pela história como Grito do Ipiranga, de independência ou morte. No estado, a LBV - Legião da boa vontade vai marcar presença no desfile nas cidades de Montes Claros, Uberlândia, Juiz de Fora e BH. Como forma de lembrar que a paz e a fraternidade ecumênica devem estar presentes no coração de cada ser humano, no desfile que reverencia a pátria, a instituição leva à frente a tradicional estampa de Jesus, pois sua bandeira é a do novo mandamento do Cristo ecumênico.
Em Montes Claros, a concentração será a partir das 7h, em frente à câmara municipal, na Avenida Dr. João Luiz de Almeida, onde, às 8h, será iniciado o desfile.
Primeiro, desfilarão os representantes das forças armadas (exército, polícia militar e corpo de bombeiros), seguidos de agentes da guarda municipal. Depois, os alunos de escolas municipais e estaduais, representantes de diversas outras instituições e entidades e grupos de atletas. O desfile sairá das proximidades da prefeitura, indo até a Praça Robson Costa, em frente à Pizzaria Papaula. A previsão é de que milhares de pessoas assistam a solenidade, que é coordenada pela prefeitura de Montes Claros, com apoio de diversos órgãos e instituições.
Dando continuidade à Semana da Pátria, uma ação coordenada em âmbito nacional, realizada no mesmo horário em mais de 500 cidades brasileiras, mobiliza um pequeno exército de 20 mil pessoas, todos os anos. São os participantes da Seicho-no-ie, que promovem a limpeza de praças e passeios públicos, visitam e fazem doações assistenciais e distribuem mais de 300 mil revistas com mensagens positivas, gratuitamente. Neste ano, a atividade será no próximo dia 04, sábado, pela manhã.
O evento se repete há 08 anos. Em 2010, no entanto, ele traz um diferencial. Em janeiro, a entidade recebeu a certificação ISO 14001 e agora figura entre as empresas que atuam de acordo com as normas desenvolvidas pela ISO - International organization for standardization, que estabelecem diretrizes de gestão ambiental. A certificação foi concedida pela Rina S.p.A. do Brasil, que tem sua sede em Genova, na Itália. Reciclagem e economia de energia e de água foram algumas das ações implementadas pela Seicho-no-ie do Brasil.
